Saiba como se prevenir de roubos durante compras de fim de ano e viagens

Com a chegada das festas de fim de ano muitas pessoas optam por viagens e descanso longe de suas residências, ou procuram grandes centros de compras, com isso, há um aumento de crimes neste período. De janeiro até outro deste ano, em Rio Preto, foram registrados 5.576 furtos e 871 roubos.

Para curtir com segurança a polícia militar faz recomendações de segurança. “As pessoas devem evitar andar com elevadas quantias em dinheiro, se possível fazer as compras utilizando-se de cartões de débito e crédito, se tiver que andar com dinheiro, procurar dividi-lo nos bolsos e até mesmo dividi-lo com outras pessoas da família que estejam acompanhando; Aliás, andar ou fazer compras acompanhado é mais seguro do que sozinho”, orienta o Major da Polícia Militar Marcelo Lessa.

O Major orienta também o cuidado com bolsas, carteiras e celulares “É preciso atenção, sobretudo dentro de lojas lotadas, pois um descuido pode acarretar no furto desses objetos; se for às lojas do centro da cidade à noite procure parar seu veículo  em estacionamentos credenciadora ou, se tiver que parar na rua procurar local iluminado e com trânsito de pessoas”.

Em caso de viagem a orientação é deixar alguém de confiança para cuidar do ambiente. “Para quem vai viajar o ideal é manter alguém na casa durante a viagem, por exemplo, pedir para um parente ou para a empregada dormir na casa; se não for possível pedir a colaboração de vizinhos para que ajude a olhar o imóvel; instalar tranças em portas e janelas bem como alarmes e câmeras, pois isso auxilia na prevenção dos crimes e na sua elucidação, caso um crime venha a ocorrer”, explica Lessa.

O Major pondera também que, “As pessoas devem manter sempre os portões trançados, pedir ao vizinho que auxilie na observação do imóvel e se notar a presença de pessoas estranhas circulando junto ao local. Instalar nas casas alarmes e câmeras de monitoramento também é importante”, finalizou.

Por Mariane DIAS

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS