Romaria dos Castores completa 109 anos de tradição

Um dos principais eventos religiosos da região de São José do Rio Preto é a Romaria dos Castores, comemorada anualmente no dia 6 de agosto. Com 109 anos de tradição, milhares de fiéis costumam se reunir e caminhar até o Santuário Bom Jesus dos Castores, em Onda Verde. Neste ano, a expectativa é de que 80 mil pessoas participem da Romaria.

“Essa tradição começou com o dono do sítio dos castores, Dom Tomé. Ele era muito devoto do Senhor Bom Jesus e resolveu construir uma capela em sua propriedade. Ele também cedeu pedaços da terra para que as pessoas morassem e a igreja acabou se popularizando”, conta o padre do Santuário Bom Jesus dos Castores, Diego Rodrigues Lopes. Responsável pela igreja há nove meses, o padre explicou o motivo da escolha da data “Dia 6 de agosto é o dia da transfiguração de Jesus, um dos momentos mais importantes de bíblia”, afirma.

A rio-pretense Vanda de Oliveira é uma das que irão participar da caminhada. “Vou ao Santuário há mais de 30 anos. Entre as promessas que já fiz, foi a da recuperação do meu sobrinho, que sofria de convulsões”, afirma. Além de Rio Preto, muitas pessoas de Nova Granada costumam participar da Romaria dos Castores. “Vou fazer a caminha de ida e volta até Onda Verde. Serão em média 28 km até lá. Comecei a participar da Romaria em 2012 com meu grupo de oração: Renovação Carismática Católica”, comenta o estudante Deivid Garcia Firmano. “Fiz uma promessa de ir todos os anos à Romaria, desde que fui curada de uma doença. Percorro todo o caminho de Nova Granada até a igreja”, comenta Fabricia Alves de Oliveira, de 31 anos.

A Polícia Rodoviária Federal, por meio de um ofício, recomenda que as pessoas que forem realizar a caminhada de Rio Preto ao Santuário, iniciem a jornada a partir do Trevo de Talhados (Km 55 da BR-153). Outras recomendações da PRF é de que os romeiros caminhem pelos acostamentos da pista, utilizem roupas claras, levem lanternas e que evitem fazer a caminhada sozinho durante a noite.

Colaborou: Vinicius LIMA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS