Rio Preto:Dia D da multivacinação acontece hoje

Desde o início da semana e até o próximo dia 22 de setembro acontece a campanha anual de multivacinação, que tem o objetivo de atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, com as doses que ainda não foram tomadas. Hoje, porém, foi o dia escolhido como o dia D da campanha, já que todas as 27 unidades básicas de saúde de Rio Preto estarão abertas das 8h às 17h, para receber os pais com seus filhos.
Segundo a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos, a ideia é que os pais que trabalham durante a semana e não podem levar os filhos para tomar as vacinas possam comparecer hoje.
“A campanha é para quem estiver com alguma vacina em atraso, mas o foco são crianças e adolescentes de até 15 anos. Claro, se chegarem adolescentes e jovens de 16, 17 e 18 anos, também serão atendidos”, explicou a gerente, lembrando ainda que é necessário levar um documento de identidade e a carteirinha de vacinação.
Michela Barcelos diz que a Secretaria não tem um número base de quantas crianças e adolescentes serão atendidas, mas que a meta é ampliar o cadastro de carteirinhas atualizadas.
“Não temos uma meta. O objetivo é ampliar o cadastro. Por exemplo, entre os meninos mais da metade não tomaram a de HPV. Então, é importante deixar claro que às vezes os pais pensam que a carteirinha está com o agendamento correto, mas outras vacinas já foram atualizadas neste período e a criança e o adolescente já poderiam ter tomado”, finaliza.

17 vacinas estarão disponíveis

Os pais que forem levar seus filhos hoje, das 8h às 17h, em alguma unidade básica de saúde de Rio Preto, terão a disposição 17 vacinas que compõe o calendário de rotina. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, rotavírus humano, pneumocócica, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, Hepatite A, DTP, VIP pólio, VOP b, HPV, dT, dTpa e varicela.
O responsável pela criança ou adolescente deve levar um documento de identidade e a carteirinha de vacinação.
Todas as 27 unidades básicas de saúde de Rio Preto estarão abertas das 8h às 17h.

Saiba mais

VACINAÇÃO – De segunda a sexta-feira, as salas de vacina das unidades de saúde funcionam das 7h às 16h30. Nas UBS do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano e Jaguaré, a vacinação é feita das 7h às 20h.

Marcelo SCHAFFAUSER-redação Jornal DHoje Interior

SEM COMENTÁRIOS