Rio Preto:Defesa Civil alerta sobre baixa umidade do ar

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) o índice da qualidade do ar em Rio Preto passou de “moderada” para “ruim” na tarde de ontem. Isso representa baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas, sem previsão de chuva.
Na tarde de ontem, a Defesa Civil da cidade emitiu um alerta para os riscos causados pela baixa umidade do ar nesta determinada época. Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar está variando entre 12% e 20% em Rio Preto, percentuais considerados de nível crítico. Segundo a Organização Mundual da Saúde (OMS), o índice ideal da umidade do ar deveria estar em 60%.
Ainda na tarde de ontem, por volta das 12h30, foi possível notar uma nuvem de fumaça que encobriu o céu da cidade.
A situação está sendo agravada por diversos focos de incêndio registrados na cidade e na região nos últimos dias, além da estiagem, temperaturas altas (máxima hoje em 36º) e grande número de partículas de poeira suspensas no ar. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamin, foi este conjunto de fatores que produziu o fenômeno da “névoa seca” que encobriu a cidade na tarde de ontem, deixando a cidade com um aspecto cinza e enfumaçado, variando também em tons mais amarelados e avermelhados.
A Defesa Civil também alerta que com níveis de umidade baixos podem ocorrer ressecamentos de pele e garganta, dificuldade para respirar, sangramento no nariz e irritação nos olhos, além de problemas respiratórios mais sérios como infecções virais e bacterianas.
A orientação é para que as pessoas bebam bastante líquido, não pratiquem atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia (entre as 10h e 16h), use hidratante para a pele e umidifique o ambiente com toalhas molhadas e se possível umidificadores.
Não jogue bitucas de cigarro acesas pela janela de veículos ou em qualquer lugar mesmo onde não haja vegetação. Não queime lixos, entulhos ou qualquer objeto seja em casa, no quintal ou em terrenos baldios.
Previsão do tempo
De acordo com o Climatempo, a previsão do tempo de hoje é de muito calor, ainda sem chuva. As temperaturas atingem mínima de 21 graus e máxima de 35 graus.

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS