Rio Preto:Começa amanhã a “Semana do Jovem Eleitor”

A jovem Natália Neres da Silva de 17 anos compareceu ao cartório eleitoral e rapidamente já tirou o título de eleitor

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove a partir de amanhã, a Semana do Jovem Eleitor, que segue até sexta-feira. O intuito da ação é incentivar o alistamento de jovens entre 16 a 18 anos para tirarem o título de eleitor. Os cartórios eleitorais de Rio Preto aderiram à iniciativa e esperam receber muitos jovens durante a semana.
De acordo com a chefe de cartório em Rio Preto, Renata Alcântara Kfouri, os jovens podem retirar o documento a qualquer momento, mas as campanhas são feitas numa forma de incentivar. “O TSE faz essa campanha nacionalmente do dia 6 ao dia 10, então é uma campanha maciça em redes sociais, rádio e televisão, incentivando esse jovem eleitor a comparecer ao cartório”, disse. O jovem eleitor são as pessoas com mais de 16 anos, sendo que o título de eleitor de 16 a 18 anos é facultativo e passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.
Kfouri ainda ressalta que como 2018 é ano de eleição, é importante a antecipação do alistamento do jovem, para evitar o período crítico que antecede os 150 dias à eleição.

“Em anos que temos eleição, 150 dias antes da eleição o cadastro fecha já para prepararmos o pleito. Então o cadastro fecha em maio, é um tempo muito pequeno, são cinco meses e já fecha o cadastro. Então a gente já tá se antecipando e já começam essas campanhas para incentivar o eleitor a comparecer desde já e fazer o título de eleitor. E a semana que vem será voltada para o jovem”, comentou.

Quem completar 18 anos e não tirar o título de eleitor até maio de 2018 fica impedido de votar na próxima eleição, sendo que será necessário passar essa eleição para poder ir até o cartório eleitoral retirar o documento.
A chefe de cartório espera que muitos jovens compareçam ao cartório durante a campanha. “Fizemos uma grande divulgação nas escolas aqui de Rio Preto, incentivando esse jovem a comparecer. A gente acredita que vai ter bastante movimento na semana e esperamos que venham”. Kfouri ainda destaca a importância dos jovens serem politizados e participarem das decisões do país. “Os jovens hoje em dia estão mais conscientes, envolvidos em política e é importante isso. A gente não pode confundir o cenário político atual com política. O jovem tem sim que ser politizado e participar das decisões do país e é importante que o faça”, afirmou.
Atenta a situação, a jovem Natália Neres da Silva de 17 anos compareceu ao cartório eleitoral e rapidamente já tirou o título de eleitor. “Com relação ao cenário político atual eu tenho esperança de dar uma melhorada e ter um país melhor, votando consciente”, concluiu a jovem.

Por Priscila CARVALHO

SEM COMENTÁRIOS