RIO PRETO:Cobertura contra a poliomielite atinge apenas 10% e preocupa Saúde

Foto: Claudio Lahos

A Secretaria de Saúde de Rio Preto imunizou apenas 10% das crianças de 1 a 5 anos que devem tomar a vacina da poliomielite este ano. De 19.149 doses, em nove dias de campanha até esta quarta-feira (14) apenas 1.906 vacinas foram aplicadas.

Com o índice baixo, será realizado o Dia D neste sábado (17), com os postos de saúde atendendo das 8h às 17h exclusivamente para vacinação.

Dhoje Interior

As crianças de um ano são as que possuem o maior percentual de cobertura com 11,44% e 625 doses aplicadas. Já as de três anos possuem o menor índice, com 8% de cobertura e 366 crianças imunizadas.

“Neste ponto da campanha nós já deveríamos estar com pelo menos 50% de cobertura, mas por conta da pandemia está sendo mais difícil. Estamos entrando em contato com as escolas para nos ajudem informando os pais sobre a importância dessa vacinação”, afirmou a gerente de imunização, Michela Barcelos.

Ainda de acordo com a gerente, a Saúde deverá fazer ações pontuais no dia 24 de outubro, em áreas mais afastadas do município. “O Brasil não registra um caso de poliomielite desde 1989, mas essa baixa cobertura preocupa a todos, pois corremos o risco de doença voltar. Existem outros problemas além da Covid-19”, comentou.

Ao todo são 29 postos de saúde funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sendo 22 UBS (Unidades Básicas de Saúde), UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e sete escolas. Para ser vacinado, basta apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação. Os locais das salas de vacinas podem ser consultados por este link: www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.

Todas as crianças da faixa etária de 1 a menores de 5 anos devem ser vacinadas, mesmo com a carteira de vacinação em dia. Já as crianças e adolescentes com idade entre 6 a 15 anos devem aproveitar o período para colocar as vacinas em dia.

Sarampo

A campanha de vacinação contra o sarampo, prorrogada até o dia 31 de outubro, segue com o índice de cobertura baixo em Rio Preto. Até o dia 14 de outubro foram 11.266 pessoas imunizadas entre 30 e 49 anos. A previsão era de vacinar até 148 mil pessoas, mas a cobertura está em 8,6%.

Segunda Michela, a vacina deverá ser oferecida aos pais das crianças que levarem seus filhos no Dia D contra a poliomielite, mas não está prevista nenhuma ação exclusiva para a campanha contra o sarampo.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior