Rio Preto: Vereador presta esclarecimento sobre denúncias sobre auxílio-atleta

Vereador testa positivo para Covid_ Foto Divulgação

O vereador Francisco Júnior (DEM) vai prestar um novo esclarecimento para Justiça, em audiência marcada nesta sexta-feira, às 13 horas, no Fórum de Rio Preto, para explicar denúncias de supostos pagamentos considerados irregulares do programa auxílio-atleta, quando foi nomeado secretário de Esportes entre 2014 e 2016, na gestão do então prefeito Valdomiro Lopes. A ação do Ministério Público pede condenação por improbidade administrativa do parlamentar.
Segundo apuração do Ministério Público, não havia qualquer avaliação em documento sobre a formação, índice técnico, desempenho esportivo e vínculo que o suposto atleta possuía com Rio Preto. A acusação é de que o vereador utilizava o programa de pagamento para atletas em competições como Jogos Abertos e Jogos Regionais do Interior, para pessoas que não eram ligadas ao esporte.
O MP incluiu na investigação denúncias do Tribunal de Contas do Estado que verificou, por exemplo, 46 pagamentos do programa que desobedeceram a critérios de análise do tribunal. Além do vereador, o ex-secretário Fernando Reis, indicado por Júnior para a pasta, também foi denunciado e será ouvido na audiência nesta sexta-feira.
A Câmara de Rio Preto investigou o caso através da abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito, no ano de 2017, liderada pelo vereador Marco Rillo (PT), para apurar as denúncias. Depois de ouvir atletas e treinadores, a comissão encaminhou ao Ministério Público as denúncias que indicavam supostas fraudes no pagamento do benefício.
A reportagem do DHoje Interior tentou entrar em contato com o vereador Júnior para falar sobre o caso, mas o mesmo não foi encontrado.
Por Vinícius MAIA