Rio Preto sedia 4ª Exposição Nacional de Orquídeas

Evento começa nessa sexta feira e faz parte das comemorações de aniversário da cidade

Milhares de orquídeas irão encher os olhos dos amantes, colecionadores e apreciadores dessa espécie de planta consideradas exóticas e selvagens.

Uma grande variedade, com suas diferentes formas de beleza, cores e perfumes estarão reunidas durante quatro dias na 4ª Exposição Nacional de Orquídeas que será realizada nos dias 16, 17, 18 e 19 de março, no CPP – Centro de Professorado Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6029 em São José do Rio Preto.

Orquídeas raras asiáticas e de outros países, entre eles, Bolívia, México e Tailândia, fazem parte da exposição.

“As orquídeas são uma das maiores famílias de plantas existentes, com grande variedade de gênero e suas espécies. São encontradas em praticamente todos os continentes, com exceção dos extremos norte e sul e os desertos”, explica Renato Louro um dos organizadores da exposição.

Nesse ano, a organização do evento vai focar o lado social, sem deixar de agradar seus visitantes. Todas as pessoas que forem até a feira e levarem 1 litro de óleo ou leite vão ganhar uma muda de orquídea.

Renato Louro explica que 2 mil mudas já foram separadas para os visitantes. “Só no ano de 2017 arrecadamos quase 3 mil litros de leite e óleo com eventos em Rio Preto, Indaiatuba e Mogi Guaçu. Queremos repetir a ação esse ano e, tudo o que for arrecadado será repassado para a Aeluz, Associação Espírita A Caminho da Luz”, explica ele.

Os amantes de orquídeas poderão tirar dúvidas sobre o cultivo e a adaptação das plantas ao ambiente, em 2 palestras/cursos, gratuitas, que serão realizadas na sexta (16) e sábado (17) às 15h.

São mais de 4 mil orquídeas entre mudas e adultas, que vão de R$8,00 a R$500,00, dependendo da espécie e tamanho.

Renato Louro explica que a orquídea se adapta facilmente em diferentes locais, podendo ser cultivada em espaços pequenos, como apartamentos.

Haverá um cantinho chamado de Dr. Orquídeas para as pessoas tirarem dúvidas, levar sua orquídea para uma avaliação, ou se preferir comprar no local e receber todas as informações sobre substratos, luminosidade ideal, vasos, etc.

Crianças de quatro escolas municipais vão visitar a feira no dia 16 (manhã e tarde) e terão uma aula de como cultivar orquídeas.

A artista plástica Adriana Almeida montará quadros e gaiolas com arranjos de ferro e madeira entre as orquídeas.

“É possível manter orquídeas vistosas e saudáveis com poucos produtos químicos, alguns cuidados com a rega e altas temperaturas”, conclui Renato.

Este evento tem a chancela de 4 orquidários:  Orquidário Astrea de São Carlos, Orquidario Bom Senhor de Arealva SP, Orquidário de Rio Preto e Orquidário Koga de Londrina (PR).

Na exposição também terá Bonsai, Cactus, Rosas do Deserto, Plantas Ornamentais, mudas de orquídeas nativas e híbridas e também serão comercializados acessórios como vasos, cachepôs, substratos, adubos, fertilizantes e artesanato.

Serviço:

4ª Exposição Nacional de Orquídeas

Dias 16 e 17– das 9h às 19h e dia 18 das 09 às 17h. e dia 19 das 9h às 15h.

Local: CPP – Centro de Professorado Paulista

Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 6029 – próximo ao Rio Preto Shopping

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS