Rio Preto: Secretaria de Trânsito testa sistema que facilita travessia de pedestre

Vermelho total interrompe fluxo de carros nas duas vias ao mesmo tempo

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança, está testando sistema semafórico que visa facilitar a travessia de pedestres nos cruzamentos mais movimentados da cidade.

A mudança consiste em manter os semáforos fechados para os veículos, em ambos os sentidos de direção, por tempo suficiente para o pedestre atravessar em qualquer um dos sentidos ou cruzar as duas vias de uma só vez. O Vermelho Total ocorre a cada dois ciclos do equipamento.

A primeira experiência ocorre no cruzamento das ruas Voluntários de São Paulo e Independência, no Centro de Rio Preto. Um agente da Guarda Civil Municipal está fazendo o monitoramento para verificar os resultados da mudança. Segundo o especialista de tráfego da Secretaria de Trânsito, Willians Caires, esse tipo de intervenção só pode ser feita com resultados satisfatórios em cruzamentos de ruas de mão única – mais comuns no quadrilátero central.

A intenção inicial da Secretaria é ampliar gradativamente o sistema até que atenda toda a região central de Rio Preto. Segundo o secretário de Trânsito, Marcos Apóstolo, não está descartada a possibilidade de o Vermelho Total também ser estendido para os bairros.

“Estamos monitorando o cruzamento em que o sistema foi implantado. Caso os resultados sejam satisfatórios, não há motivos para não testarmos também nos bairros”, afirmou o secretário.

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS