Rio Preto: Saúde promove ações no Carnaval para prevenção às IST

Com a proximidade do Carnaval, cujas festividades começam na próxima semana, a preocupação com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) aumenta. Por isso, a Secretaria de Saúde de Rio Preto realizará a partir da próxima segunda-feira, 5, uma série de atividades de orientação e prevenção às IST, HIV/Aids e hepatites virais.

“O Carnaval é um período no qual as pessoas ficam mais receptivas umas com as outras. Por isso, é preciso reforçar a importância do uso de preservativos para evitar o contato com doenças infectocontagiosas como HPV, sífilis, hepatites e até mesmo o HIV, que ainda não tem cura”, disse a gerente do programa de DST/Aids, Maria Amélia Zanon Ponce da Rocha.

O trabalho das equipes de saúde começa no baile carnavalesco da terceira idade, no Clube do Lago. A ação conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social. Além de diversão, as equipes das duas pastas vão levar orientação aos participantes, com estande de prevenção e oferta de insumos. Na terça-feira, dia 6, a ação se repetirá no local.

Na quinta-feira, 8, a equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis estará em locais de grande circulação de pessoas, como bares, lanchonetes e a Represa Municipal com o “Trenzinho da Prevenção”. O trem circulará pela região da represa, orientando a população sobre as formas de prevenção. Quem passar pelo local também poderá fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais.

“O trenzinho será bem animado e divertido. Vai chamar a atenção de quem estiver passando pelo local para que preste atenção à nossa mensagem. Em outros anos, já utilizamos o trenzinho e o resultado foi muito positivo, pois as pessoas aderiram”, completou.

A ação se encerra na sexta-feira, 9, no centro da cidade, com as equipes percorrendo a pé locais de grande fluxo de pessoas, levando orientações e kits com preservativos masculino e feminino. A população também poderá fazer testes rápidos. “Esperamos que as ações conscientizem as pessoas sobre a importância da prevenção para que possam curtir as festas da melhor maneira possível”, finalizou.

Vale lembrar que em Rio Preto a oferta de insumos de prevenção está disponível em todas as unidades de saúde do município, inclusive na UPA, sem que o usuário precise se identificar.

Serviço:

Mobilização da Saúde para Carnaval

Data: 5 e 6/2/18, das 13h30 às 16h

Local: Clube do Lago

Data: 8/2/18, das 19h às 22h

Local: Região da Represa

Data: 9/2/18, das 10h às 13h

Local: Centro

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS