Rio Preto: Saúde do homem realiza 800 atendimentos mensais

Desde 2009, Rio Preto conta um programa voltado à população masculina, o Saúde do Homem, que está presente em cinco UBS do município. As consultas são realizadas por médicos urologistas em horário especial – sempre a partir das 17h – para atender ao trabalhador. Atualmente, são 800 atendimentos mensais, todos gratuitos, oferecidos pelo SUS municipal.

O programa atende à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, implementada pelo Ministério da Saúde, no mesmo ano. O objetivo é fazer com que os homens passem a procurar os serviços preventivos de saúde com mais regularidade, já que as mulheres ainda são maioria nas consultas médicas. Uma pesquisa do IBGE confirmou isso, ou seja, que 78% de mulheres haviam procurado um médico nos 12 meses anteriores à pesquisa, enquanto, entre os homens, o percentual era de 63,9%.

“A gente consegue observar que os homens estão buscando as unidades de saúde até porque os horários são estendidos. Sendo assim, os homens podem trabalhar durante o dia e se consultar à noite”, disse Rildo Czorni, enfermeiro mestre em saúde do homem.

Além dos serviços básicos de saúde, como aferição de pressão e glicemia, o programa Saúde do Homem também cuida de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e prioriza a prevenção do câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

“Se for diagnosticado no início, o câncer de próstata tem 100% de chance de cura. O tratamento pode ser a cirurgia ou a radioterapia. Mas é importante frisar que um diagnóstico precoce possibilita 100% de cura no paciente”, explicou o urologista Antonio de Paula e Silva Junior.

As cinco unidades de saúde que contam com o Programa Saúde do Homem são: Parque Industrial, Santo Antônio, Vetorazzo, Vila Toninho e Jaguaré. A consulta pode ser agendada pelo próprio paciente na recepção, por demanda espontânea ou por guia de referência através de encaminhamento de outras unidades.

 

Da Redação

Fonte: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS