Rio Preto: Saúde capacita funcionários em curso de primeiros socorros

A Secretaria de Saúde de Rio Preto, por meio do Núcleo de Educação Permanente, iniciou nesta terça-feira, 8, o treinamento de primeiros socorros direcionado a agentes administrativos e técnicos de enfermagem que trabalham na rede municipal. “A solicitação para a capacitação partiu dos próprios funcionários que desejavam aprimorar seus conhecimentos e, assim, proporcionar uma assistência de qualidade para toda a população”, disse Fabiana Garutti Rodrigues, enfermeira e coordenadora do curso.

Além dessa turma, com 13 participantes, outras duas já estão agendadas: nos dias 17 e 22 de agosto, com 40 vagas disponíveis para cada uma. O curso tem duração de quatro horas, divididas entre a parte teórica e a prática. “Tenho muita afinidade com a área da saúde porque já tive uma farmácia, por isso achei muito interessante e importante o curso. Assim, podemos ajudar ao máximo”, disse um dos participantes, o agente administrativo, Maurílio Vanin.

O objetivo do curso, segundo Fabiana, é que os profissionais adquiram segurança para realizar um atendimento de primeiros socorros, identificando sinais de gravidade dos pacientes. “Quem está na linha de frente da unidade é o agente administrativo, então é importante que ele desenvolva um olhar crítico para que tenha noção da gravidade dos sintomas do paciente”, completou Fabiana.

Entre os assuntos abordados na capacitação estão a parada cardiorrespiratória, atendimentos a partos e traumas, que costumam ser ocorrências comuns em casos de urgência e que pessoas leigas, mas com treinamento básico, conseguem prestar o atendimento inicial antes da chegada da equipe especializada.

Além da capacitação para agentes administrativos e técnicos de enfermagem, o Núcleo de Educação Permanente vai coordenar, no dia 6 de setembro, o mesmo curso para a Guarda Civil Municipal. Todos os participantes vão receber certificado.

A equipe do Núcleo de Educação Permanente é formada pelas enfermeiras Fabiana Garutti Rodrigues, Elaine Boreli Gianini, Luana Bueno Garcia, Patrícia Eloisa Castro e Marcela Germini, e o médico Clemente Pezarini Junior, que também são responsáveis pela capacitação de funcionários do SAMU Regional para o atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar.

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS