RIO PRETO: Santa Casa faz campanha para arrecadar doações em dinheiro para compra de EPIs e respiradores

Rio Preto já contabiliza oito casos positivos de Covid-19, profissionais da saúde acompanham de perto a forma como o número de pacientes tem aumentado no município.
Diante do cenário nacional, a fim de dar maior reforço no acolhimento aos pacientes, a Santa Casa lançou uma campanha #JuntosNessaCausa para arrecadar dinheiro para a compra de equipamentos, insumos e materiais no tratamento do coronavírus.

O hospital criou uma nova ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específica para atender pacientes de coronavírus. “Estamos adaptando uma ala com 24 novos leitos na UTI, com 24 respiradores é o que podemos oferecer. Se a doença generalizar os leitos serão insuficientes”, disse o administrador da Santa Casa, Valdir Roberto Fulan.

Dhoje Interior

O administrador acrescentou ainda que “nós estamos numa crise, se perguntar como será ninguém sabe. A tendência é que no dia 15 de abril haverá muitos casos positivos de coronavírus em Rio Preto. A gente pagava R$ 4,50 na caixa de máscaras, depois dessa pandemia em cada caixa com 50 unidades é cobrado R$ 180”, declarou.

O hospital estima um crescimento na demanda dos materiais nas próximas semanas. Pensando em como impedir que quem circule no hospital fique sem equipamentos de proteção entre médicos, profissionais administrativos e pacientes, representantes do hospital se uniram para criar a campanha.

“Nós vamos utilizar mais EPIs (equipamento de proteção individual), precisamos proteger os funcionários para eles não adoecerem. Além disso, fornecer o maior número de proteção aos pacientes”, frisou Furlan.

Atualmente, na Santa Casa, 16 pessoas estão internadas com suspeita de coronavírus, deste total quatro são crianças e 12 adultos.

“Vamos precisar de respiradores, de monitores cardíacos. O SUS faz 14 anos que não reajusta a tabela, todo o dinheiro que recebermos com as doações vamos prestar contas”, contou o administrador da Santa Casa.

O interessado a colaborar com a campanha pode fazer a doação por meio de depósito bancário pela AG: 0434, C/C13006220-1 (Banco Santander), CNPJ: 59.981.712/0001-81 com a razão social Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto.

Por Mariane Dias