Rio Preto registra queda de 26,4% nas tentativas de homicídios

Rio Preto tem registrado neste ano queda em quase todos os índices de violência contra a vida. Casos de homicídios intencionais, por exemplo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre janeiro e julho, foram 13. Mesmo perído de 2019 foram 14.

Já os casos de tentativa de homicídio a redução foi ainda maior, chegando a 26,4%. Entre janeiro e julho deste ano ocorreram 25 casos e no acumulado dos sete primeiros meses do ano passado foram 34 tentativas de homicídio.

Dhoje Interior

Motivos banais

A Polícia Militar credita a ocorrência de crimes contra a vida, em sua grande maioria das vezes, a motivos futeis. “Percebemos que muitos crimes violentos são por motivos banais, surgem a partir de briga por som alto, desentendimento entre marido e mulher, que o homem acaba matando”, disse o tenente Claudio Ziroldo. Ele lembra de caso ocorrido esta semana em que o jovem matou a namorada e a sogra.

Ainda segundo o tenente, um dos focos da PM é a apreensão de armas de fogo. “Mesmo o individuo não conseguindo o resultado que ele quer, que é a morte, ele causa algum dano à vitima, seja físico, psicológico. Essa redução também atribuímos à população, que nos passa informações de pessoas que têm armas em casa e, com isso, conseguimos, fazer as apreensões”, afirma o tenente.

O delegado Alceu Lima de Oliveira Júnior, da 3ª Delegacia de Homicídios da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais), chama a atenção para o fato de que a tentativa de homicídio “é um homicídio que não deu certo.”

“Acredito que a diminuição tenha a ver com o esclarecimento de 100% dos homicídios, após a criação da Deic e da delegacia de homicídios, flagrantes efetuados pelas polícias (civil e militar) e também pela pandemia, que causou fechamento de bares, diminuição de consumo de bebida alcoólica, que por si só diminuem problemas desse tipo, exposição de alvos nesses locais”, enumera o delegado responsável pelas investigações de homicídio em Rio Preto.

Tatiana PIRES – Redação Jornal DHoje Interior

E-mail: [email protected]