Rio Preto registra 29 casos de Covid em 24h e secretário alerta para riscos do baixo isolamento

Com índice de isolamento abaixo da média no Estado, Rio Preto vê aumentar dia a dia a incidência de casos do novo coronavírus. De ontem para hoje, foram mais 29 casos, fazendo com que a cidade alcançasse 236 positivações.

“Os casos estão aumentando assustadoramente. As pessoas não estão mais ficando em casa e isso é muito perigoso. Os deslocamentos estão além do normal e a situação que, hoje, ainda está controlada pode fugir do nosso controle. Há duas, três semanas, elogiei a nossa população. Agora estou aqui para dar uma dura”, afirmou o secretário de Saúde, Aldenis Borim.

Dhoje Interior

Ele chamou de ‘irresponsáveis’, durante a live desta sexta-feira, as pessoas que desrespeitam as orientações para que se mantenham em quarentena.

“Há dois locais de grande concentração de pessoas, a Represa Municipal e o Quinta do Golfe. São churrascos, festinhas, uma irresponsabilidade sem igual. Não é de nosso perfil usar a força, mas será necessário tomar outras medidas, se essa situação persistir”, acrescentou Borim.

O secretário foi enfático ao dizer que as pessoas devem permanecer em suas residências e esclareceu sobre os dois tipos de isolamento.

“O isolamento para quem não tem Covid-19 é um e para quem tem pessoa com a doença é outro, bem mais rigoroso. Onde há paciente com o novo coronavírus, ele tem que ficar sozinho, em um quarto, sem contato físico, com o cômodo frequentemente higienizado e roupas bem lavadas. É como se estivesse isolado em um quarto de hospital. Não pode abraçar, dar as mãos e todos os familiares precisam usar máscaras e passar álcool em gel a todo momento”, concluiu.

NÚMEROS DA DOENÇA NA CIDADE

Até agora, o município tem dez mortes pelo novo coronavírus. Do total de infectados, 61 estão curados. A maior incidência é na faixa etária entre 40 e 49 anos, com quase 27% dos casos positivos. O Covid-19 afeta com maior gravidade os idosos.

Setenta e cinco profissionais de saúde foram contaminados pelo vírus. Neste momento, segundo a Pasta, o coeficiente de incidência para Covid-19 em Rio Preto é de 51 casos para cada 100 mil habitantes.

A Santa Casa é o hospital com mais pacientes da doença, cinco. Desse total, dois estão na UTI. Em seguida, vem Austa, Beneficência, HB e Santa Helena, com três cada um.

Daniele JAMMAL