Rio Preto recebe Olimpíada Brasileira de Robótica neste fim de semana

Gratuita e sem fins lucrativos, a Olimpíada Brasileira de Robótica é destinada a estudantes de qualquer escola pública ou particular

A etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) desembarca neste sábado (9), em Rio Preto, no Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP). A competição é um dos principais eventos de tecnologia do país e alunos de escolas públicas e privadas serão desafiados a desenvolver um robô capaz de solucionar problemas práticos. Mais de 200 estudantes do ensino fundamental e médio de Rio Preto e região participam dessa etapa.
A OBR possui modalidades práticas e teóricas em todo o Brasil. Na fase regional, os participantes realizam apenas competições práticas (com robôs). Serão três provas para cada robô, que ao completar as atividades, soma pontos conforme as regras definidas.
Os dispositivos desenvolvidos pelas equipes devem seguir um percurso enfrentando obstáculos e dificuldades para atingir uma meta pré-determinada pela competição. A classificação é feita com base no ranking de pontuação, da maior para a menor. Seguem para a etapa estadual um número pré-estabelecido pelos organizadores. Os vencedores estaduais avançam para a etapa nacional. E os ganhadores da etapa nacional participam da competição internacional.

“Acredito que esse tipo de evento traz a tecnologia para a região, sendo que a robótica é uma nova tendência de mercado e é muito importante despertar essa curiosidade sobre esse tema nos nossos alunos”, disse Kátia Paulo, integrante da organização da OBR e coordenadora dos cursos de Tecnologia da Informação da UNORP.

Gratuita e sem fins lucrativos, a Olimpíada Brasileira de Robótica é destinada a estudantes de qualquer escola pública ou particular do ensino fundamental, médio ou técnico. Neste ano, a etapa regional possui 51 equipes inscritas, com mais de 200 competidores, sendo que os ganhadores da etapa nacional vão participar da competição internacional. “Temos boas equipes participando e escolas como o Sesi que já vem trabalhando e investindo nisso há muito tempo. Temos chances de conseguirmos boas colocações na etapa internacional”, finalizou Paulo.

Serviço
Local: Rua Ipiranga, 3460, Jd. Alto Rio Preto – São José do Rio Preto/SP
Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Entrada gratuita

 

Por Priscila CARVALHO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS