Rio Preto recebe ações para orientar população sobre a importância da saúde visual

Mais de 60 milhões de brasileiros não fazem exames visuais periódicos, sendo que segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% da população mundial apresenta algum tipo de problema visual. Com isso, Rio Preto recebe duas ações que promovem a importância de cuidar da saúde dos olhos, durante este final de semana.

Nos dias 25 e 26 de maio, o Plaza Avenida Shopping recebe a Ação Olho Vivo, promovida pela entidade social Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito. A triagem visual é gratuita e tem como objetivo levar orientação e estimular a prevenção contra doenças oculares.

A Ação Olho Vivo já realizou triagens visuais em mais de dez mil pessoas de várias cidades em 2017, passando por regiões de norte a sul do Brasil e somente em 2018, 369 pessoas já fizeram os testes de acuidade visual pela ação. Pessoas de todas as idades podem passar pela triagem visual que será feita por voluntários e consiste na avaliação feita por meio da Tabela de Sinais de Snellen, que é um teste de leitura. “Se for identificado algum tipo de problema ou dificuldade na leitura, nós indicamos a pessoa a procurar um médico especialista. Nós não fazemos exames visuais e nem encaminhamento médico”, afirmou Gabriela Chapira, coordenadora da Ação Olho Vivo.

A iniciativa visa, também, esclarecer sobre os riscos de usar produtos ópticos piratas ou ilegais, orientando sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário. “Muitos não sabem que precisam de correção visual, afinal, as doenças oculares são silenciosas e não causam dor. Por isso, a Ação Olho Vivo busca informar e conscientizar a população”, comentou o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado.

Glaucoma

Devido ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 de maio, o Riopreto Shopping recebe nesta sexta-feira (25), das 10h às 21h, uma campanha de orientação relacionada à doença. Este é o quinto ano consecutivo da ação que já atendeu milhares de pessoas.

O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira total em todo o mundo, com cerca de 2,4 milhões de novos casos registrados a cada ano. A única prevenção é a consulta anual ao oftalmologista, onde o profissional irá realizar exames específicos para verificar a saúde ocular. Também é importante ficar atento ao histórico familiar, pois cerca de 30% dos pacientes que sofrem com esta doença possuem algum caso antecessor na família.

De acordo com o oftalmologista José Renato Duarte, especialista em Glaucoma e coordenador do evento, as pessoas precisam ficar mais atentas, pois o glaucoma não tem cura, mas na maioria dos casos a doença pode ser controlada satisfatoriamente com tratamento apropriado. “É importante que as pessoas saibam que é uma doença silenciosa e que quando o paciente percebe os sintomas, pode ser tarde demais”, alertou.

Por Priscila CARVALHO

SEM COMENTÁRIOS