Rio Preto: Projeto promove o ‘esquecimento’ de livros pela cidade para que outros leiam

A Biblioteca Municipal de Rio Preto lança no próximo dia 25, terça-feira, a campanha de incentivo à leitura ‘Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento’, um projeto pessoal criado pelo jornalista Felipe Brandão, de São Paulo. A campanha dura um dia.

Funciona assim: a pessoa deixa um livro de seu acervo, em bom estado e sem rasuras, no restaurante, no ponto de ônibus, no táxi, no banco da praça, com um bilhetinho, explicando o projeto e o presente. Quem passa, pode pegar, levar para casa, ler e deixar de volta em outro lugar ou no mesmo lugar.

Conhecida como BookCrossing, a ideia surgiu nos Estados Unidos e consiste em deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, leiam e voltem a esquecê-lo pela cidade e assim sucessivamente. Muita gente vai ler livros de diversas áreas e aumentar seu conhecimento, porque a leitura ajuda a abrir caminhos no futuro.

“Acho muito bacana este projeto, uma forma fácil de ter acesso a livros. Há pessoas carentes, que não têm condições de comprar um livro ou sequer tempo para fazer cadastro na Biblioteca, e entre eles tem muitos que gostam de ler. Não leem por falta de oportunidade. É um projeto fácil de participar e ainda compartilha conhecimento,” disse Márcia Silveira, responsável pela Biblioteca Municipal.

Esta é a segunda edição do Esqueça um Livro no país e a primeira em Rio Preto. Em 25 de janeiro de 2016, houve a primeira edição, com sucesso.

Da REDAÇÃO