Rio Preto prepara-se para maior aula de natação do mundo

Evento nesta quinta-feira acontece em mais de 20 países e quer fazer alerta sobre afogamentos

Nesta quinta feira, 21 de junho, acontece a nona edição da Maior Aula de Natação do Mundo (The World´s Largest Swimming Lesson), esperando reunir mais de 45 mil pessoas em pelo  menos 20 países. No Brasil este evento vai ser realizado pela oitava vez. O país se destaca, já há algumas edições, como o segundo que mais reúne participantes. Rio Preto fará parte do evento com a participação de alunos, professores e voluntários na Aquática Escola de Esportes. O objetivo da mobilização mundial é alertar sobre o alto número de afogamentos, a segunda principal causa de morte relacionada a lesões não intencionais em crianças com idades entre 1 e 14 anos. A mensagem que o evento quer deixar em todo o mundo é “Aulas de Natação Salvam Vidas”.

Em 2017 no mundo todo foram mais de 41 mil participantes, em 577 escolas, clubes e  parques aquáticos de 26 países. No Brasil entre os 49 participantes, a Aquática ficou na sétima posição.

Para Walter Helena, um dos diretores da Aquática, a participação de Rio Preto é muito importante para  ajudar no alerta mundial sobre o perigo dos afogamentos. De acordo com dados da OMS, mais de 40 pessoas no mundo perdem a vida em acidentes deste tipo. Crianças pequenas e adolescentes são as maiores vítimas. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), os números também continuam a crescer silenciosamente. A estimativa é que 17 brasileiros morrem afogados diariamente no país.

“A natação é uma habilidade que salva vidas de crianças e uma ferramenta vital para evitar o afogamento. A maior aula de natação do mundo foi criada para servir como uma plataforma ajudando diferentes organizações de prevenção de afogamento como escolas de natação e outras entidades, a trabalhar juntas para contar essa história importante em nível local, nacional e internacional”, afirma Walter Helena.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS