Rio Preto participa da maior aula de natação do mundo

A Aquática Escola de Esportes de Rio Preto participou nesta quinta-feira (21), da nona edição da Maior Aula de Natação do Mundo (The World’s Largest Swimming Lesson). O evento acontece em 20 países e reuniu cerca de 41 mil participantes em 577 escolas no ano de 2017.
Segundo o diretor da Aquática, Walter Luiz Helena, 187 pessoas participaram da ação. “Conseguimos lotar três piscinas na edição desse ano”, afirmou. Para Walter, a participação de Rio Preto é muito importante para ajudar no alerta mundial sobre o perigo dos afogamentos. De acordo com dados da OMS, mais de 40 pessoas no mundo perdem a vida em acidentes deste tipo. Crianças pequenas e adolescentes são as maiores vítimas. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), os números também continuam a crescer silenciosamente. A estimativa é que 17 brasileiros morrem afogados diariamente no país.
O diretor ainda comentou sobre as aulas para as pessoas que tem medo de piscina. “Quem tem fobia a água tem um tratamento diferenciado. Temos um professor específico pra essa pessoa e vamos graduando a profundidade para combater esse medo aos poucos”, comentou.
Muitas crianças estavam presentes, acompanhadas pelas mães. Renata Graziela dos Santos levou a filha Heloisa, de um ano e cinco meses, para o evento. “A natação ajuda muito na saúde, tento física quanto mental. Participar dessa ação incentiva outras pessoas a aderirem também”, comentou.
A professora Barbara Esteves Galera Guerra, afirmou que as crianças podem começar a praticar natação a partir dos seis meses de idade. “Algumas crianças de três anos já conseguem se deslocar na piscina, um ou dois metros, sem auxílio. Algumas aprendem a nadar só depois dos cinco anos. Nunca é tarde para começar”.

(Colaborou: Vinicius LIMA)

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS