Rio Preto oferece Centro Educacional de Formação e Atendimento em Equoterapia

Foto: Divulgação.

Crianças, adolescentes, jovens e adultos com algum tipo de deficiência ou necessidades específicas podem contar com um novo tipo de terapia em São José do Rio Preto (SP): a Equoterapia. O Centro Educacional de Formação e Atendimento em Equoterapia, implantado em parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto (Faperp) e o Centro de Equoterapia Jockey Club, sob gestão da especialista em Equoterapia Adriana Ganança, será inaugurado no dia 19 de outubro na Estância Jockey Clube.

A proprietária do espaço, fisioterapeuta e psicóloga Adriana Ganança explica que o método terapêutico com o cavalo traz diversos ganhos motores e psíquicos. “O andar do animal estimula o equilíbrio, a coordenação e a postura. Além disso, aumenta a autoestima e a autoconfiança do paciente”, diz. O espaço é inaugurado com nova metodologia, que traz inovação em unir a Equoterapia na estrutura do sistema regular e especializado.

Segundo a psicopedagoga Luciana Renata Zanin, a Equoterapia também é fundamental para auxiliar no desenvolvimento de alunos com dificuldades de aprendizagem, convívio social ou indisciplina escolar, pois trabalha o comportamento individual e em grupo. “Um dos pilares da Equoterapia é a educação, em que o cavalo atua como um co-mediador pedagógico, melhorando a concentração do praticante e às noções de tempo e espaço, que são essenciais para a alfabetização”.

O Centro oferece outras atividades, como Arteterapia e cursos de formação para profissionais que desejam atuar com as técnicas de Equoterapia, como pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros. “Sentimos necessidade em oferecer esse tipo de capacitação, principalmente, após a reabilitação por Equoterapia ser regulamentada pela Lei Nº 13.830/2019 e exigida em planos de saúde, quando houver prescrição médica”, explica Adriana. A partir do dia 10 de novembro, os planos de saúde não poderão negar mais esse tipo de tratamento.

Serviço

Inauguração Centro Educacional de Formação e Atendimento em Equoterapia

Dia 19/10, 8h às 11h

Rua Vilibaldo Urias Gomes, 2651 – Estância Jockey Clube

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS