Rio Preto: Mostra cultural ‘Tô na Lona’ começa amanhã

A “Mostra Cultural Tô na Lona” está em sua segunda edição e será realizada, este ano, nos dias 27, 28, e 29 de Abril de 2017, na Aresp Rio Preto.  O evento contará com apresentações de Teatro, Balaio de Samba e várias intervenções que rechearão o evento com o melhor da produção artística rio-pretense.

O evento foi idealizado por Nelcy Moura e a Cia. Fragmentos da Arte, da qual ela é fundadora. A Nelcy tem na sua história mais de duas décadas de teatro e resistência,  “Apesar das dificuldades, não posso dizer que esta edição será melhor ou pior que a outra. Como não poderia deixar de ser, a força das artes cênicas, contra a inércia daqueles que apenas se lamentam e nada fazem. O ‘Tô na Lona’ continuará, por que é forte, múltiplo e mágico. Por isso as atividades nos palcos se diversificam; e, como não se trata do pensamento de um grupo e sim de pessoas interessadas na evolução artística, o ‘Tô na Lona’ é a representatividade, é qualidade da arte e acesso a todos.”

No evento, Nelcy Moura estreará nacionalmente o projeto de Negra Mãe, peça teatral escrita e concebida por ela, que foi contemplado em um dos editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) voltados à proteção e promoção de culturas negras.

Além de abrigar a estreia, o ‘Tô na Lona 2017’, receberá mais duas peças teatrais em evidência na cena, Shakespeariana 400 – Recortes da vida e da morte (Cia Bardos de Teatro) e Cérebro de Elefante (Cia Ir e Vir), além de intervenções como: Amigos do Samba + Orquestra de Pandeiro, As Valquírias e outros. A atriz consagrada, Beta Cunha, marca sua presença na programação com oficina de jogos dramáticos.

Na edição 2017, a mostra recebe também outra atração que vai mexer com os corações. O Balaio de Samba já teve data específica, mas este ano agrega a programação do “Tô na Lona”, fechando todas as noites com muita alegria e descontração. As atrações são Jô Moura (grupo Balaio de Sinhá e que comandou por um tempo o projeto Alma Boemia – Bauru), Zu Laiê e Contos de Réis, artistas bem conhecidos em Rio Preto e Região.

A Mostra Cultural ‘Tô na Lona’ nasceu com a forte vocação para a resistência artística e o protesto permanente diante do preconceito, seja pela cor da sua pele, pelo seu gênero ou condição física. Neste ano, o tema visual girará em torno da cultura Afro e seus manifestos e o público deverá esperar muita diversão e cultura, harmonizando e frutificando arte e entretenimento.

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS