Rio Preto: Mesmo em tempos de crise, mercado de franquias segue a todo vapor

A Rede Leve Pizza se tornou pioneira no mercado de pizzas pré-assadas no país

Nadando contra a maré em tempos de crise, o mercado de franquias e franqueadoras tem crescido pelo país nos últimos anos, mantendo o setor ativo, com contratações e economicamente aquecido. Prova disso é que de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente pela região de Rio Preto o número dessas unidades que era 794 em 2015, saltou para 918 até o primeiro semestre deste ano.
Dentre os mais variados segmentos, o que mais se destaca é o setor de alimentação que corresponde a 30% desse total de unidades pela cidade, com 271 estabelecimentos. Em segundo lugar vem o setor de saúde, beleza e bem estar com 138 unidades, que corresponde a 15% na participação de unidades por segmento.
Em 2017 o setor de franchising teve aumento de 6,8 % no faturamento do segundo trimestre, quando comparado com o mesmo período do ano passado, tendo faturamento de R$ 35,1 bilhões no segundo trimestre de 2016 e R$ 37,5 bilhões no segundo trimestre de 2017. De acordo com levantamento da ABF, a tendência para o setor de franchising em 2017 é permanecer estável e com crescimento positivo, projetado entre 7% a 9%.
Fazendo parte do segmento de alimentação, que representa a maior fatia em Rio Preto, em seis anos a Rede Leve Pizza, que possui a loja piloto no município, já possui 130 unidades no país, com projeto de expansão para mais 20 unidades até o final do ano. “A marca surgiu com uma pizzaria em 2008 e dois anos depois virou franquia. O proprietário trouxe a ideia dos EUA”, disse Elton Jones Barcelos, diretor de operações da franquia.
Ele explica que o diferencial da marca é a prestação de consultoria aos franqueados e o acompanhamento constante, numa forma de evitar baixas e auxiliar num melhor atendimento. “Prestamos uma consultoria personalizada para os todos franqueados nos quesitos gestão, atendimento e marketing sendo um suporte extra com essas informações”, comentou Barcelos.

Chama O Seu Zé –
Franquia entrou neste mês no mercado de franchising, em Rio Preto. A marca rio-pretense já está com investidores na Bahia e Rio de Janeiro

Reforçando o cenário, a rede de pequenos reparos Chama O Seu Zé, entrou neste mês no mercado de franchising. A marca rio-pretense já está com investidores na Bahia e Rio de Janeiro, expandindo em breve o negócio para outros estados. A marca é voltada para a prestação de serviços em assistência emergencial e de pequenos reparos. A intenção dos investidores é trazer ao mercado um modelo de negócio capaz de sanar problemas do cotidiano de forma rápida, como: limpeza, reparos e afazeres domésticos, churrasqueiros de aluguel, entre outros.
De acordo com o gerente de expansão, Jean Carlos, a ideia da criação da marca surgiu após um estudo de mercado. “Nos próximos 10 anos as pessoas terão menos tempo disponível para os afazeres domésticos, ida a supermercados e a tendência é diminuir ainda mais. Com isso resolvemos investir neste setor que irá ganhar espaço”, comentou Carlos.
Ele ainda destacou que o período de crise foi o mais propício possível para fazer este tipo de investimento. “Com a crise muitos desempregados perderam o trabalho os últimos 12 meses e agora procuram uma colocação no mercado, com isso acabam tentando investir no próprio negócio usando as reservas que possuem”, concluiu.

Por Priscila CARVALHO – redação jornal Dhoje Interior

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS