Rio Preto mais uma vez se mantém na fase Laranja

O governo de São Paulo fez, nesta sexta-feira (3), a quinta avaliação das regiões do Estado e divulgou a classificação por fase em cada uma delas, tendo como base o quadro do avanço da Covid-19 e as taxas hospitalares no Estado.

Nesta nova avaliação, mais uma vez Rio Preto se manteve na fase 2 (Laranja). Com isso, se mantém por mais uma semana o regramento de funcionamento do comércio, conforme foi estabelecido desde o último dia 27 em Rio Preto – com o mini-lockdown de domingo a terça-feira e a abertura das atividades comerciais de quarta a sábado, por 6 horas diárias. Os estabelecimentos comerciais devem continuar mantendo somente 20% de sua capacidade.

Dhoje Interior

Horários de funcionamento:

Comércio de rua: das 10 às 16 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado);

Shoppings: das 13 às 19 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado);

Serviços: das 9 às 15 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado).

O faseamento de cada região dependerá da capacidade do sistema de saúde. São considerados os fatores de taxa de ocupação de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) por pacientes com Covid-19, leitos UTI Covid-19 para cada 100 mil habitantes na região e evolução da epidemia: número de casos, número de internações e número de óbitos. Essa troca de fase poderá ser alterada para mais flexível ou menos flexível, conforme o cumprimento de cada protocolo que inicialmente será feito a cada sete dias e posteriormente a cada 14 dias.

O próximo balanço que pode mudar a fase de Rio Preto acontece na próxima sexta-feira, 11 de julho.

Fase Vermelha por mais uma semana: Araçatuba, Bauru, Sorocaba, Franca e Piracicaba, o mesmo aconteceu com as regiões de Presidente Prudente, Marília, Registro e Ribeirão Preto que poderiam ter progredido está semana, mas mantiveram-se na fase Vermelha.

Campinas – a região de Campinas foi reclassificada para a Fase Vermelha e deve se manter nela pelas próximas duas semanas.

Olímpia – outra notícia positiva vem da regional de Barretos que se manteve na Fase 2 (Laranja), beneficiando assim o município de Olímpia. Nesta fase, pode funcionar o comércio em geral, shoppings e serviços por no máximo quatro horas consecutivas e com 20% de capacidade máxima.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal Dhoje Interior