Rio Preto: Kit tecnológico vai permitir leitura de deficientes visuais

Livros de política, literatura brasileira e estrangeira, autoajuda, a constituição e até as sagas do Harry Potter. Todo o acervo em braille e para pessoas com baixa visão estará disponível para deficientes visuais, na Biblioteca Municipal de Rio Preto, com a chegada do “Kit 1’, que foi repassado pelo Governo do Estado, e chega amanhã na cidade, contendo: computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA. Segundo a Secretaria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, o kit tem um valor de R$ 23 mil.

Para receber o kit, a Biblioteca Municipal, através das responsáveis e bibliotecárias, Teresa Cristina Belisário da Silva e Márcia Vieira, participou do “Concurso Acessibilidade em Bibliotecas”, em março do ano passado, quando foi elaborado um projeto para ampliar a frequência de usuários com deficiência.

Assim, com a chegada do novo equipamento, inédito na Biblioteca Municipal, pessoas com deficiência visual terão um acesso maior à leitura. “Com o novo equipamento, os deficientes visuais poderão, por exemplo, pegar o jornal e scanear para fazer à leitura”, disse Teresa Cristina.

Porém, os usuários ainda terão que esperar mais um pouco para utilizar o novo recurso. Antes de ser aberto para o público, funcionários da biblioteca passarão por um treinamento para aprender a utilizar o equipamento junto aos leitores.
Para usar o acervo da Biblioteca Municipal, o interessado deve levar um RG e um comprovante de residência atual.

 

Por Marcelo SCHAFFAUSER

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS