Rio Preto ganha Memorial aos Povos Árabes

Praça dos Povos Árabes. 26/09/18. Fotos: Ivan Feitosa/SMCS.

O Memorial aos Povos Árabes foi inaugurado na noite desta quinta-feira (27) em Rio Preto. A homenagem foi feita uma parceria da comunidade Árabe com a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Serviços Gerais.

A praça que será símbolo da comunidade árabe da cidade fica no cruzamento das ruas Gilberto Lopes da Silva, Feres Merad Kfouri e Avenida José Munia.

O projeto estava pronto a sete anos atrás, mas não tinha sido executado por que o orçamento estava alto. Então em maio de 2018 a comunidade árabe da cidade abriu uma parceria com a prefeitura e o que estava no papel foi colocado em pratica. Tarek Sarout mediador da comunidade árabe da cidade com a prefeitura diz que a praça é uma homenagem aos antepassados dessa comunidade que tanto ajudou a cidade a crescer. “ Nossos antepassados chegaram e ajudaram a construtoir partes importantes da cidade como comércio, medicina, educação entre outros, então achei muito justo a homenagem”, comentou Sarout.

Atualmente Rio Preto é a segunda cidade no estado de São Paulo com maior população descendente ou de nacionalidade árabe, com 20% da população. Colaborou: Thais LOBATO

 

Da REPORTAGEM