Rio Preto fica próximo da meta de cobertura de vacinação contra pólio e o sarampo

Foto Divulgação

A Secretária da Saúde de Rio Preto divulgou que a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo ultrapassou 91%, sendo mais de 17 mil doses aplicadas para ambas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir pelo menos 95% da cobertura do público-alvo (crianças de um ano a menores de cinco).

“Trabalhamos para que Rio Preto consiga atingir a meta até o fim da campanha. Estamos promovendo ações, como agendamentos em escolas para agilizar as vacinações. Os pais que ainda não levaram os filhos para vacinar devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima”, comenta Michela Barcelos, gerente de imunização. De acordo com ela, a média do município é de 120 crianças vacinadas por dia. “No dia 31 de agosto chegamos a vacinar mais de mil crianças. Agora nesta reta final fica cada vez mais difícil, já que a maior parte do público-alvo foi vacinado”, complementa Michela.

Iniciada no dia 6 de agosto, a campanha deveria ter terminado no dia 31, mas com a baixa adesão foi prorrogada até o dia 14 de setembro. No Brasil, a cobertura vacinal está em 92,73% e no estado de São Paulo está em 91,88%. O Ministério da Saúde não deve prorrogar a campanha, mesmo que a meta não seja atingida.

Rio Preto possui 27 UBS que funcionam das 7h às 16h30 e os pais poderão levar os filhos para vacinar até sexta-feira (14). Nas unidades do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano, Rio Preto I e Jaguaré, a vacinação é feita das 7h às 19h30. Colaborou: Vinicius LIMA

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS