Rio Preto: Eleitores ausentes têm até hoje para justificar voto no Cartório

Regularização Quem estiver em débito com a Justiça Eleitoral fica impedido de solicitar passaporte ou carteira de identidade, participar de concursos públicos, entre outras situações. Foto Arquivo DHoje

Os eleitores que não compareceram ao local de votação no segundo turno e não justificaram a ausência têm até o dia 27 de dezembro para regularizar a situação eleitoral. Para aqueles que queiram justificar a ausência pessoalmente ao Cartório Eleitoral em que vota, o prazo termina nesta sexta-feira (21), às 17 horas. A notícia foi confirmada pelo chefe da zona eleitoral 268º, Régis Gaide Pistori.
Devido ao recesso de fim de ano, a Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e os cartórios eleitorais do Estado funcionarão em regime de plantão até o dia 6 de janeiro de 2019. Durante esse período, os cartórios não atenderão os eleitores.
Uma maneira que pode ser adotada pelos eleitores ausentes é utilização da internet, pelo link Sistema Justifica, nas páginas do TSE (www.tse.jus.br) ou dos tribunais regionais (www.tre-sp.jus.br). No formulário online, o eleitor deve informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar.
“Muitas pessoas têm utilizado a internet para justificar a ausência no segundo turno das eleições, e regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Na internet, o procedimento é tranquilo e fácil de se fazer. O requerimento de justificativa gerará um código de protocolo que permite ao eleitor acompanhar o processo até a decisão final do juiz da zona eleitoral”, afirma Régis Pistori.
O chefe do cartório alerta que além do requerimento, o eleitor precisa apresentar um documento que comprove a sua ausência à votação. A multa para quem não justificar é de R$ 3,51, por turno, para obter a certidão de quitação eleitoral.
“Em débito com a Justiça Eleitoral, o cidadão fica impedido de solicitar passaporte ou carteira de identidade, pedir empréstimos nas autarquias, participar de concurso público, inscrever-se em instituições públicas de ensino, e de até receber salário em caso de funcionário público”, esclarece Pistori.
Os cartórios eleitorais de Rio Preto (125, 267 e 268) ficam na rua Lafaiete Spínola Castro, 1463, ao lado da Santa Casa, no bairro Boa Vista.

Conteúdo Especial – Vinícius MAIA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS