Rio Preto e outros 94 municípios poderão ter 2º turno

Rio Preto é uma das 94 cidades que poderão ter 2º turno_Cláudio_LAHOS-DHojeinterior

As cidades brasileiras que tem mais de 200 mil eleitores poderão ter 2º turno nas eleições municipais deste ano para a escolha de prefeito e vice-prefeito – dentre elas Rio Preto que tem atualmente 332.540 eleitores segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Por conta da pandemia da Covid—19 o 1º e 2º turno do pleito foi adiado, para 15 e 29 de novembro respectivamente. A mudança foi aprovada por meio da aprovação da Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 02 de julho.

Dhoje Interior

Além de Rio Preto apenas outros 94 cidades poderão ter 2º turno dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

O 2º turno deve acontecer sempre que nestes municípios com mais de 200 mil eleitores nenhum dos candidatos consegue atingir no 1º turno mais de 50% dos votos válidos. A disputa será feita entre os dois candidatos mais votados no 1º turno. Essa determinação faz parte do inciso II do artigo 29 da Constituição Federal.

Capitais – das 26 capitais de Estado apenas uma não tem a possibilidade de 2º turno por não ter mais de 200 mil eleitores é o caso de Palmas (TO) essa capital possui 180.524 eleitores.

Estado de São Paulo – São Paulo continua sendo o Estado com o maior número de cidades com mais de 200 mil eleitores são ao todo 28 cidades – a cidade de São Paulo continua sendo o município com o maior número de eleitores com 8,9 milhões de pessoas.

Evolução – das eleições de 2016 para 2020 houve o acréscimo de duas cidades podendo ter 2º turno passando de 92 para 94 municípios – já se comparado as eleições de 2012 serão apenas 83 cidades.

Candidatos – Rio Preto terá 10 candidatos na disputa pela Prefeitura são eles: Coronel Helena (Coligação Mudança Por Segurança), Carlos Arnaldo (Coligação Rio Preto Pode Mais), Filipe Marchesoni (Novo), Rogério Vinicius (DC), Paulo Bassan (PRTB) e o prefeito Edinho Araújo (Coligação Rio Preto Muito Mais) estes já registraram suas candidaturas na Justiça Eleitoral – por sua vez outros quatro pré-candidatos têm até sábado (26) para registrar suas candidaturas são eles: Marco Casale (Coligação Rio Preto de Verdade), Celi Regina (PT), Marco Rillo (Psol) e Carlos Alexandre (PC do B).

Campanha – os candidatos tanto majoritários quando proporcionais podem começar fazer suas campanhas somente a partir do dia 29 de setembro.

Datas – O 1º turno da eleição vai acontecer no dia 15 de novembro e o 2º turno no dia 29 de novembro.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal DHoje Interior