Rio Preto é a 2ª cidade do Estado a aderir ao programa de desenvolvimento sustentável da ONU

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, aderiu ao programa de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que prevê o cumprimento de 17 objetivos até o final de 2030. A primeira cidade a aderir ao programa foi a capital, São Paulo.

O primeiro passo para adesão foi a assinatura do decreto nº 17.792/2017, pelo prefeito Edinho Araújo, que criou a Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Desde então, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, responsável por coordenar o grupo composto por representantes das secretarias e órgãos municipais e 25 representantes da sociedade civil, vem trabalhando nesta implantação.

Segundo a secretária da pasta, Kátia Penteado, os membros da administração municipal já foram selecionados e estão em fase de levantamento de informações para abastecer os primeiros debates da comissão.

“Estamos trabalhando na integração das secretarias, seguindo uma característica da atual gestão e cumprindo o que é inerente à Comissão e ao cumprimento desses ODSs. Um diagnóstico está sendo feito para avaliar o que já cumprimos dentro de nossas políticas públicas e quais as necessidades para cumprimento das metas de sustentabilidade até 2030”, conta a gestora.

Penteado ainda adianta que sua secretaria está desenvolvendo o plano de trabalho com critérios para realização do chamamento público que visa o preenchimento das vagas destinadas à sociedade civil.

“Trata-se de um plano complexo, para o qual estamos buscando as melhores referências. Mesmo assim, a expectativa é que a comissão esteja devidamente formada e empossada, já pronta para atuar, em meados de outubro”, completa.

Rio Preto é a primeira cidade do interior do Estado de São Paulo a aderir os ODSs, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 da ONU – a Organização das Nações Unidas.

Signatário deste compromisso, o município assume a responsabilidade de aplicar o conceito de sustentabilidade em boas práticas que envolvem poder público, empresas, organizações e comunidade em geral.

A partir da lista abaixo, é possível conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem atingidos até 2030 em Rio Preto.

 

1 – Erradicação da pobreza

2 – Fome Zero

3 – Boa saúde e Bem-estar

4 – Educação de Qualidade

5 –Igualdade de Gênero

6 – Água limpa e Saneamento

7 – Energia acessível e limpa

8 – Emprego digno e Crescimento econômico

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

10 – Redução das desigualdades

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

12 – Consumo e Produção Responsáveis

13 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

14 – Vida de baixo d’água

15 – Vida sobre a terra

16 – Paz, Justiça e Instituições fortes

17 – Parcerias em prol das metas

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS