Rio Preto contabiliza 36 casos de meningite e três mortes em 2018

Neste ano Rio Preto registrou 36 casos de meningite, dos quais 26 são virais, cinco bacterianos e cinco do tipo doença meningocócica. Segundo balanço da Secretaria de Saúde foram confirmados três óbitos no município em decorrência da doença meningocócica. O caso mais recente, ocorrido em abril, estava sendo investigado como dengue, mas foi descartado. Outros dois óbitos ocorreram em janeiro.

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda de transmissão respiratória. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente e a meningococcemia a mais grave. Sintomas como febre de início súbito, dor de cabeça, vômitos e manchas avermelhadas pelo corpo são alguns dos sintomas da doença.

As principais formas de prevenção da meningite são a vacinação e a quimioprofilaxia (administração de medicamento específico para familiares realizada pela Vigilância Epidemiológica). A vacina contra o meningococo de sorogrupo C faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de cinco anos e adolescentes de 11 a 14 anos e estão disponíveis nas 27 Unidades Básicas de Saúde.

Para crianças, a imunização completa é feita em três doses: aos três e aos cinco meses de idade, e uma dose de reforço com um ano de vida. Para os adolescentes, a vacina foi introduzida na rede pública em 2017 para a faixa etária de 12 e 13 anos, com dose única. Atualmente, a cobertura vacinal, em Rio Preto, está em 66%. Este ano, o Ministério da Saúde ampliou o esquema de vacinação e a faixa etária de 11 e 14 anos também foi incluída.

 

O que é a doença?

A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo (parte do cérebro). A doença pode ser viral, fúngica ou bacteriana e atinge principalmente crianças entre 0 a 5 anos. Os tipos bacterianos e virais são os mais rigorosos e podem causar paralisia. Para cada um dos tipos de meningite há sintomas e tratamento específico. O Ministério Público considera a meningite uma doença endêmica, sendo assim, ao longo do ano o governo está preparado para ocorrências da doença, epidemias em certas regiões e surtos. Uma característica importante a ser pontuada é que no inverno é mais corriqueira a ocorrência da meningite bacteriana e no verão a meningite viral.

Por Priscila CARVALHO

 

 

SEM COMENTÁRIOS