Rio Preto: Começa novo curso para cuidadores de idosos

Começou nesta semana novo curso para cuidadores de idosos, oferecido pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Nos meses de agosto e setembro, o curso foi oferecido para a população residente nas áreas de abrangências das unidades de saúde da Vila Toninho, Eldorado, São Francisco e dos distritos de Engenheiro Schmitt e Talhado. Nesta semana, moradores da área central estão participando do curso que está sendo realizado no Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (CAESM).

Uma das 50 participantes é a manicure Maria Eugênia Bonfante de Souza, de 44 anos. “Estou achando o curso muito bom porque não tinha conhecimento de muitas coisas que são ensinadas. Acredito que já estou cuidando melhor da minha mãe, que tem 75 anos”, disse.

Além de ensinamentos relacionados aos cuidados físicos, o curso também pretende ampliar o assunto, mostrando aos participantes um pouco sobre a realidade das pessoas que já passaram dos 60 anos de idade. “O envelhecimento da população é uma realidade no país, mas muitos idosos não conhecem seus direitos. Por isso, também falamos de leis e direitos que essa população tem”, explicou a assistente social Letícia Contiero.

O curso para cuidadores de idosos é gratuito e aberto a toda a população. O objetivo é preparar e capacitar a população para a atenção ao envelhecimento. Entre os temas abordados estão: saúde bucal, nutrição, vacinação, direitos do idoso, alzheimer, cuidados fisioterapêuticos e com a coluna, entre outros. Já estão confirmados outros quatro cursos que se iniciam em novembro. As inscrições estão abertas e devem ser feitas diretamente na recepção das unidades de saúde da área de abrangência do curso. As vagas são limitadas.

Local 1: Salão Paroquial do São Deocleciano

Datas: 22 e 29 de novembro e 6 e 13 de dezembro

Horário: das 14h às 17h

Inscrições: UBSF São Deocleciano

 Local 2: CRAS Lealdade e Amizade

Datas: 23 e 30 de novembro e 7 e 14 de dezembro

Horário: das 8h às 10h

Inscrições: UBSF Lealdade e Amizade

 Local 3: Igreja Santo Expedito

Datas: 21 a 24 de novembro

Horário: das 14h às 16h

Inscrições: UBSF Gabriela e UBSF Gonzaga de Campos

Local 4: UPA Jaguaré (Anfiteatro do NEU)

Datas: 23 e 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro

Horário: das 14h às 16h

Inscrições: UBSF Jaguaré e UBSF Felicidade-Rio Preto 1

Fonte: Prefeitura Municipal de Rio Preto

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS