Rio Preto: Bombeiros e PM realizam força-tarefa da segurança nesta quarta-feira (2)

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Rio Preto realizarão no dia 2 de janeiro uma ação a fim de reforçar a segurança da população. A ação educativa denominada de “SÃO PAULO MAIS SEGURO” será em todo o Estado, no Terminal Rodoviário de Rio Preto das 9h às 18h cerca de 30 bombeiros mais a equipe administrativa da base farão a entrega de cartilhas e orientações. “O objetivo é a prevenção primária e não corretiva dos acidentes de forma geral, como acidentes de trânsito, afogamento, incêndio, entre outros. O nosso tema é ‘Férias Seguras’. Do nosso efetivo administrativo todo mundo vai para a rua auxiliar nesta ação”, explica o Capitão do Décimo Terceiro Grupamento de Bombeiros Orival Santana Júnior.

O capitão ponderou também os cuidados diários que, às vezes, passam despercebidos, “O público alvo desta ação vai desde adulto à criança. Vamos tirar dúvidas individuais que cada pessoa que passar pelo terminal tiver. Agora neste período de férias é preciso ter cuidado com o consumo de álcool aliado a mergulho em prainhas e até mesmo nada em piscinas, há pessoas que consomem grande quantidade de comida e sofrem congestão dentro do rio, então é preciso atenção. Dentro de casa, com as crianças sempre manter cuidado com as tomadas e não sobrecarregar vários equipamentos em uma mesma extensão elétrica. E com a questão dos fogos de artifícios sempre seguir as instruções adequadas para não causar acidentes”.

No terminal, serão distribuídos panfletos, folders educativos, cartilha para pais com dicas de prevenção para as crianças com vários temas, com o foco “Férias Seguras”, incluindo orientação do uso correto do bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação; cuidados com o bebê; casa segura; escola segura; criança e mobilidade; prevenção de acidentes domésticos durante as férias; acidente de trânsito; Reanimação Cardiopulmonar; Primeiros Socorros; acidentes com animais peçonhentos; engasgamento de bebê; acidentes com motocicletas; proteção contra raios e enchentes e uso de elevadores. Será ainda entregue pelos bombeiros um brinde para crianças uma dobradura em papel cartão de uma viatura do Corpo de Bombeiros.

Já as equipes policiais darão continuidade na redução dos indicadores criminais, a Operação, que terá início às 05h00min, empregará 100% do efetivo operacional e administrativo apto e disponível. Serão implantados pontos de referência, com o estacionamento de viaturas e bases móveis, em locais apontados pelo serviço de inteligência como sendo áreas de interesse de segurança pública. O reforço do policiamento também ficará nos terminais com grande fluxo de pessoas.

Por Mariane DIAS

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS