Rio Preto: Baep é inaugurado e comandante fala em PM 24h nas ruas

Policiais do 9º Baep darão o reforço na segurança de 96 municípios da região de Rio Preto, que totaliza mais de 1 milhão de habitantes Foto - Cláudio Lahos

Equipes do Comando de Policiamento do Interior (CPI-5) e autoridades participaram da solenidade de inauguração do 9º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), na manhã desta quinta-feira (11), em Rio Preto.

O reforço do policiamento foi anunciado pelo governador João Doria no dia 8 de fevereiro, dia em que assinou o decreto de criação de mais quatro Baeps no Estado. Além de Rio Preto, foi criado o 8º Baep em Presidente Prudente, o 7º Baep na região central de São Paulo e o 6º Baep em São Bernardo do Campo.

Os policiais do 9º Baep darão o reforço na segurança de 96 municípios da região de Rio Preto, que totaliza mais de 1 milhão de habitantes. “É importante dizer que os indicadores criminais de Rio Preto e das demais cidades são muito bons, agora com o Baep vai potencializar ainda mais a forma de proporcionar maior segurança e maior sensação de segurança à população”, afirma o coronel da Polícia Militar, Luís Henrique Di Jacinto Santos.

Durante cinco semanas as equipes foram treinadas por profissionais do Comando de Operações Especiais (COE), Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE), Rondas e Ostensiva Tobias e Aguiar (ROTA), Terceiro de Choque que combate distúrbios civis e o Segundo de Choque que instruiu policiamento em eventos. “A partir de agora haverá um efetivo à disposição do nosso planejamento para potencializar de forma preventiva e repressiva da criminalidade”, disse o coronel.

Luís Henrique ponderou ainda que “shows, jogos de futebol, festas regionais em todos estes eventos o Baep será empregado”.

Sobre a Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) e o novo batalhão o coronel explicou que “o Caep era uma companhia, havia um efetivo de 108 policiais, agora é um batalhão com um efetivo de 268 policiais. Então aumentaram o efetivo e os recursos, com certeza, teremos uma maior disponibilização de equipamentos e homens muito mais efetiva”.

Sobre a distribuição das equipes para cumprimento das atividades, o coronel disse que “o planejamento é dinâmico, ele é feito de acordo com os indicadores criminais, isso fazemos diariamente”.

“Vamos pontuar os pontos mais críticos, as ocorrências mais violentas e apoiar o policiamento de área que já vem fazendo um excelente serviço na nossa região. Os profissionais ficaram alinhados para ações especiais que ocorrem na região, a partir de agora já estão na rua, será uma companhia por dia e vamos atuar 24 horas na nossa região”, explicou o comandante do 9º Baep, tenente coronel Pedro Augusto Martins Ribeiro.

Prefeito Edinho Araújo falou sobre a importância da chegada do batalhão para a segurança da população de Rio Preto e região. “Foi muito bom, ganha Rio Preto porque ganha a segurança da população. Esse é um dia histórico”.

Entrega dos certificados 

Familiares das equipes policiais estiveram presentes e fizeram a entrega dos certificados.  Thiago Tridico trabalhou em São Paulo durante 19 anos, agora com a inauguração do 9º Baep volta à cidade natal. “Não tem preço este momento, vir para Rio Preto e fazer o policiamento especializado que é o que eu gosto de fazer”.

“É muita felicidade e emoção saber que ele faz parte da equipe”, disse a mãe do policial, Neuza Tridico.

Por Mariane DIAS

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS