Rio Preto: Academia da Saúde da Vila Toninho oferece atividades gratuitas

Inaugurada há um ano e dois meses, a Academia da Saúde do bairro Vila Toninho é um local que oferece inúmeras atividades gratuitas à população, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida.

A academia fica ao lado da UPA Vila Toninho e possui equipamentos de ginástica que funcionam como complemento para as atividades físicas, ministradas por uma equipe multidisciplinar formada por educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas.

“As aulas têm por objetivo melhorar o fortalecimento muscular, a flexibilidade, a composição corporal, a capacidade funcional e proporcionar bem-estar físico e mental aos participantes”, disse o médico e gerente da Atenção Básica, André Baitello.

Atualmente, cerca de 300 pessoas frequentam as aulas oferecidas pela academia. Para participar de qualquer uma das atividades, basta comparecer ao local, portando um documento pessoal. As inscrições são feitas no local e todas as aulas são gratuitas. Confira algumas das atividades realizadas:

Condicionamento físico para jovens: destinado a adolescentes, o programa de condicionamento físico inclui um componente lúdico e tem o objetivo de melhorar a resistência física dos jovens.

Escola da coluna: é uma ação de prevenção e promoção à saúde, com o objetivo de proporcionar um melhor entendimento sobre a coluna e o corpo, a partir de orientações, treinamentos e alongamentos.

Escola da saúde: é uma ação de prevenção e promoção à saúde, com o objetivo de promover atividades educativas, como o conhecimento da anatomia, ergonomia e causas das alterações relacionadas ao corpo humano.

Ginástica geral formativa: diferentemente dos exercícios físicos convencionais, as atividades realizadas na ginástica geral formativa são praticadas em uma sequência lógica, que trabalha o corpo todo de maneira multiarticular, utilizando diferentes grupos musculares de forma simultânea. O objetivo é desenvolver e melhorar as capacidades físicas dos alunos e com isso proporcionar mais qualidade de vida.

Ginástica laboral: é uma série de exercícios físicos voltados para a melhora da qualidade de vida do trabalhador, evitando lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. 

Lian Gong: é uma prática chinesa composta por 18 exercícios divididos em três séries que trabalham o pescoço e ombros, as costas e a cintura e as pernas e os pés. Pode ser praticada em qualquer lugar, individualmente ou em grupo. São exercícios preventivos e curativos, cujas práticas colocam em movimento o “Chi” (energia vital) através dos meridianos, em especial ao “Zhen Chi” ou “Chi Verdadeiro” no organismo. Tem o objetivo de tratar e prevenir dores no corpo, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórios.

Pilates: é um conjunto de exercícios realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, que visam ao total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de pacientes com algum tipo de doença e ao mesmo tempo promovendo um aumento da qualidade de vida para indivíduos saudáveis.

Treinamento funcional: é um conjunto de exercícios que tem como base os movimentos fundamentais do ser humano (empurrar, puxar, saltar, pular, agachar, girar). Os objetivos do treinamento funcional são devolver a consciência corporal, manter o controle postural, aumentar o equilíbrio muscular e a resistência muscular/cardiovascular, melhorar a flexibilidade e aumentar o ganho de força.

Serviço:

Academia da Saúde da Vila Toninho

Endereço: Rua Maria Ceron Volpe, nº 680 – Vila Toninho

Horário de funcionamento: das 7h às 18h

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS