Rio-pretenses terão mais uma oportunidade para se cadastrarem

A Justiça Eleitoral paulista realiza no próximo sábado, dia 10, o quinto plantão da biometria. Os cartórios e postos de atendimento em todo o Estado vão funcionar das 8h às 13h.

Mesmo não sendo obrigatório o uso da biometria em 2020, nas eleições municipais de Rio Preto, os cartórios eleitorais da cidade participam da ação para tentar aumentar o número de eleitores que já se adequaram às novas normas do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

O cadastramento acontece sempre uma vez por mês aos sábados, no intuito de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais, que é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Renata de Alcântara Kfouri, chefe de cartório 267ª Zona Eleitoral da cidade, disse que a população ainda não aderiu de forma massiva à novidade. “Mesmo que não seja obrigatório, pedimos para que a população não deixe para última hora. Aqui no nosso cartório, dos 138.440 eleitores, apenas 52.094 fizeram o cadastramento”, frisou.

Para ser atendido, o eleitor deve levar um documento oficial de identificação, comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias que contenham nome e endereço e sejam recentes com menos de três meses de emissão) e título eleitoral, caso o tenha.

O cartório de Rio Preto está localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, número 4929. O agendamento também pode ser feito por telefone (17) 3235-1070.

De acordo com o TRE-SP, nas últimas ações, o índice de comparecimento do eleitor tem crescido significativamente: em 13 de julho, foram registrados 44.281 atendimentos, representando um crescimento de 10,6% em relação ao anterior, em junho, que atingiu a marca de 40.038. O primeiro plantão, em abril, totalizou 29.540 documentos emitidos e o segundo, em maio, 29.264.

Com esses números, a campanha da divulgação da biometria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) se fortaleceu. Dos 32,9 milhões de eleitores no Estado, 18,3 milhões já fizeram o cadastramento, o equivalente a 55%.

De qualquer forma, mesmo nos municípios sem a obrigatoriedade, o TRE-SP recomenda que o eleitor se adiante e aproveite a oportunidade do plantão para comparecer ao cartório ou posto atendimento, com o objetivo de evitar filas em um momento posterior, dado o provável aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos.

Próximos plantões
– 21 de setembro
– 19 de outubro
– 9 de novembro
– 7 de dezembro

Por Jaqueline BARROS

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS