Rio-pretenses lotam avenida para prestigiar o dia da Independência

Rio-Pretenses lotaram a Avenida Bady Bassitt, manhã desta quinta-feira (7), para acompanhar o desfile da Independência.

De acordo com o Capitão Laerte Alexandre Cavalari, estiveram presentes no evento aproximadamente 13 mil pessoas. Quem abriu o desfile foi o exército, seguido da banda da polícia militar, ambiental, prodestadual, bombeiros, o helicóptero águia, polícia civil, polícia rodoviária federal e guarda municipal.

Dhoje Interior

Este ano o tema do desfile foi “Civismo Solidário”, escolas e entidades tiveram a oportunidade de apresentar atividades artísticas, esportivas, musicais, educativas e de solidariedade. Há 18 anos Maria Ilda Baleeiro dos Santos, de 65 anos, prestigia o evento e o hoje o motivo de sua presença ficou ainda mais forte, o neto de dez anos desfilou e a emoção mexeu com toda a família.

“É uma alegria muito grande estar presente, a família toda reunida, as duas avós dele estão aqui, todo mundo em festa para vê-lo e prestigiar todo o evento”, conclui.

Guilherme Nunes Canavezzi, 35 anos, levou as duas filhas de 3 anos e 7 anos para acompanhar o evento, para ele é importante começar a educação cívica ainda na infância .

“É importante elas aprenderem sobre a história do nosso país. Tudo isso aqui auxilia desde cedo como são as legislações e tudo o que se passa em nosso país, por isso é interessante trazer toda a família”, conclui.

Mara Andryelle de Santana Santos, de 30 anos, ficou encantada com todo o evento, foi a primeira vez que ela e os filhos acompanharam de perto a homenagem em comemoração ao dia da Independência.   A filha, de 11anos, desfilou pela associação anjo da guarda.

“É a primeira vez que eu venho e pude notar que estas pessoas fazem diferença na vida de outras, como a associação APAE, escolas, projetos sociais, polícia, bombeiros. É um momento que valorizar estas entidades”, finaliza.

110 crianças da Escola Municipal Prof. Rodrigues Ferreira passaram pela avenida e mostraram projetos desenvolvidos no núcleo de estudos. Os alunos enfeitaram o desfile com o tema circo, dança, judô e leitura.

“O que a gente traz para a avenida é o resultado do trabalho que fazemos com as crianças ao longo do ano. E este momento é importante para eles terem essa noção de cidadania, a importância do 7 de setembro, além de mostrarem o trabalho deles e sentirem o reconhecimento do que eles fazem”, Conta a assistente de direção, Maria Emília Nunes.

Por Mariane Dias