Rio-pretense já pode imunizar seu “bichinho de estimação”

Começou nesta segunda-feira (8), em Rio Preto, a campanha de vacinação contra a raiva voltada à imunização de cães e gatos. A campanha realizada pela Secretaria de Saúde da cidade tem a expectativa de que em um mês sejam vacinados 3.476 gatos e pelo menos 80% dos 45.123 cães existentes no município.

VACINAÇÃO RAIVA 2 - DIVULGAÇÃOSegundo o diretor de Vigilância em Saúde de Rio Preto, Izalco Nuremberg dos Santos, somente devem ser imunizados contra raiva cachorros e gatos com idade superior a três meses, exceto animais doentes ou fêmeas que estejam na fase final de gestação. “A raiva é uma doença fatal, e pode ser adquirida por outro animal infectado através da saliva, geralmente por uma mordida. Mesmo com nenhum caso registrado há anos nestes tipos de animais e muito menos em humanos, devido à eficácia da vacinação, o vírus ainda circula na cidade através de morcegos infectados”. A dica é que qualquer pessoa que seja mordida por cachorro, gato e até mesmo morcego, que não saiba a procedência, procure uma unidade básica de saúde o mais rápido possível.

O tempo real entre a infecção e o aparecimento da doença varia muito, pode ser de dez dias a sete anos. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio corresponde a esse período, no entanto, é de três a 12 semanas. Os sintomas podem incluir: Babar em excesso, convulsão, sensibilidade exagerada no local da mordida, excitabilidade, perda de sensibilidade em uma área do corpo, perda da função muscular, febre baixa, agitação e ansiedade e dificuldade de engolir (beber algo provoca espasmos da laringe).

VACINAÇÃO RAIVA 4 - DIVULGAÇÃOA ação vai acontecer até o dia 5 de setembro, das 14h às 19 horas, em casas de ração, pet shops, mercearias entre outros parceiros, divididos em 27 áreas de abrangência das unidades de saúde do município.  “Os cachorros devem ser transportados com guias e os mais ferozes devem estar de focinheira para evitar acidentes. Gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente. Pedimos também que os responsáveis ao levar o animal, tenham força controlável para segurar o animal e assim, facilitar o nosso trabalho”.

Para saber o posto de vacinação mais próximo de casa, o interessado pode entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, acessar o site da Prefeitura de Rio Preto, ou ainda ligar no Centro de Controle de Zoonoses, no telefone (17) 3231-6494.

Programação

Segunda-feira (Dia 8/8)

ESTÂNCIA NOVA VENEZA – BAR DO BIGA – Alameda das Hortênsias, 13

JARDIM VENEZA – BAR DA RÚBIA – Rua Arlindo Francesqui, 201

JOCKEY CLUBE – MERCEARIA ESTRELA DO MAR – Rua Waldevino B Carvalho, 84

CONDOMÍNIO SAN CARLOS – IGREJA CATÓLICA

RESIDENCIAL PICA PAU AMARELO – Rua Alameda Flamboyant, 153

CONDOMÍNIO SÃO JUDAS TADEU – Rua da Praça 84 – Estância São Judas

 Terça-feira (09/8)

SANTA CLARA – Serve Festa do bocão – R. J, 75

ESTÂNCIA CAVALARI – Bar Cavalari (Bar e Mercearia Rodrigues) – R. Arapongas, 4

ESTÂNCIA SANTA CLARA – Casa de Ração São German – R. I, 248

TALHADO – praça em frente à Subprefeitura de Talhado

TERRAS DE SÃO JOSÉ – Bar e Mercearia. Salão azul – vicinal de Talhado, km 3,5

Por Letícia Cardozo

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA