Retorno às aulas presenciais em todo Estado foi adiado para 7 de outubro

O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, trouxe nesta sexta-feira (7) o novo cronograma para a retomada das aulas presenciais em todo Estado. A nova previsão de retorno é para o dia 7 de outubro.

As aulas apenas serão retomadas no Estado caso todas a regiões do Estado estejam há 28 dias consecutivos na Fase Amarela do Plano São Paulo.

Dhoje Interior

Atividades em Setembro – A mudança apresentada é que agora se abriu a possibilidade de escolas públicas e privadas na qual as cidades estejam a no mínimo 28 dias na fase Amarela, contados a partir desta sexta poderão se quiser retomar algumas atividades presenciais a partir do dia 8 de setembro.

Permitidas – tendo como foco a capacidade máxima de 35% dos alunos e seguindo todos os protocolos de higiene – as redes poderão retomar presencialmente: o Reforço Escolar, Recuperação e Atividades Opcionais. “As escolas farão a programação – cada comunidade escolar vai definir”, salientou Soares.

Na atualização do fasemanento do Plano São Paulo, feita também nesta sexta-feira, oito regiões do Estado saíram das fases Vermelha e Laranja e foram para a Amarela e caso permaneçam nela pelos próximos 28 dias poderão abrir as escolas por para este atendimento parcial com algumas atividades.

Rio Preto e Olímpia – No caso das regiões de Rio Preto e Olímpia, que ainda se mantêm na fase Laranja, a volta destas atividades continua proibida.

Estado – São aproximadamente 13,3 milhões de alunos que estão envolvidos nesta retomada das aulas presenciais abrangendo todos os níveis de ensino do infantil ao superior, passando pelo técnico.

Cronograma – A volta das aulas presenciais será de forma gradual:

  • 1ª Etapa.  (Esse faseamento está sendo acompanhado pelos dados do DRS – Departamento Regional de Saúde).
  • 2ª Etapa vai permitir a presença de 70% dos alunos. Para isso, será necessário que 60% das DRSs estejam na fase 4 (Verde) pelo prazo de 14 dias.
  • 3ª Etapa, na qual 100% dos alunos poderão voltar a frequentar presencialmente as aulas, a regra valerá quando 80% das DRSs estiverem na fase 5 (Azul).

Protocolos – Todas as instituições da rede terão que se adequar dentro dos protocolos definidos pelas Secretarias de Educação e de Saúde. Na 1ª Etapa, deverá haver distanciamento de 1,5 m dentro da escola e os horários de entrada e saída dos alunos não poderão coincidir com o horário de pico do transporte coletivo da cidade. O intervalo deverá ser feito de forma escalonada, por turmas, as portas das salas permanecerão abertas durante as aulas e o prédio deve ser higienizado antes e depois das aulas. Tanto funcionários quanto alunos serão obrigados a usar máscaras, que serão fornecidas gratuitamente na rede estadual d ensino.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação – Jornal DHoje Interior