Restituição do Imposto de Renda vai injetar R$ 28,1 milhões na região

A Receita Federal libera na próxima quinta-feira, 15, os créditos do 3° lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Serão contemplados mais de 31 mil contribuintes de 72 municípios que correspondem a área de cobertura da Delegacia da Receita Federal de Rio Preto. Ao todo, serão injetados R$ 28,1 milhões na economia.

O lote de restituição do Imposto sobre a Renda da pessoa Física contempla também restituição residuais dos exercícios de 2008 a 2018. O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou ligar no Receitafone pelo número 146 para saber se será contemplado.

No site, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há pendências no sistema, além de fazer a regularização mediante entrega de declaração retificadora. Se a declaração estiver retida na malha fiscal, o contribuinte pode fazer a regularização antes de ser intimado pela Receita, pagando uma multa máxima de 20%. Caso seja intimida, a multa é de 75% sobre o imposto devido.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Se o valor não for creditado na conta, o contribuinte pode ir pessoalmente a qualquer agência do banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em qualquer banco.

Por Vinícius LOPES

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS