Residencial Solidariedade terá unidade de saúde de RS 1 mi

O Ministério da Saúde garantiu o empenho de uma verba de R$ 1,076 milhão para a construção de uma Unidade Básica de Saúde no novo bairro Parque Residencial Solidariedade, entregue pelo presidente Michel Temer este ano em visita a Rio Preto. A confirmação do empenho foi dada na tarde e hoje, em Brasília, quando o ministro da Saúde Ricardo Barros recebeu em audiência o prefeito Edinho Araújo, o vice-prefeito e secretário de Saúde Eleuses Paiva e o Frei Nélio Belotti, da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Outra verba de igual valor deve ser empenhada nos próximos meses para a construção de outra unidade de Saúde no bairro Luz da Esperança. Os valores fazem parte de uma emenda parlamentar do próprio Edinho Araújo, no valor total de R$ 3 milhões, apresentada ao orçamento da União quando ele cumpria seu quarto mandato como deputado federal.

O vice-prefeito Eleuses Paiva apresentou ao ministro o interesse do município em desenvolver parcerias em programas de saúde pública e solicitou estudos para liberação de recursos para Rio Preto.

O Frei Nélio participou do encontro e apresentou as demandas da instituição que dirige, e que possui vários convênios e parcerias com os poderes públicos. As instituições do Frei atuam na saúde em vários pontos do Brasil e também na assistência aos mais necessitados, mantendo importantes convênios com o município de Rio Preto, como o do Restaurante Bom Prato.

UNIDADE ESTRATÉGICA

Conforme preconiza a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), é necessária a construção de uma Unidade de básica de Saúde da Família no residencial Solidariedade. Ela abrangerá uma área de aproximadamente 3.364 domicílios, atendendo a uma população estimada de 12.000 habitantes. Este será o principal equipamento de saúde do território, com 3 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

“A nova unidade vai levar atendimento de saúde ao novo bairro e adjacências, com melhores condições de trabalho para a equipe de saúde e conforto para os pacientes”, afirmou o prefeito Edinho Araújo.

Fonte: Prefeitura Rio Preto 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS