REGIÃO NORTE: Praças ganham nomes em homenagem aos irmãos Adib e Cesar Muanis

Duas praças localizadas na Região Norte de Rio Preto vão ser batizadas com nomes dos irmãos Adib Muanis e Cesar Muanis que foram influentes na sociedade e no universo da comunicação do Noroeste Paulista.

As leis 13.396 e 13.997 publicadas no Diário Oficial, desta quarta-feira (12), denominam respectivamente, a área pública localizada entre as vias Mirassolândia e Paraná passa a ser chamada de ‘Praça Adib Muanis’ e a área localizada na avenida Mato Grosso com Valentim Gentil recebe o nome ‘Praça Cesar Muanis’, ambas no bairro Eldorado. Os decretos são de autorias do prefeito Edinho Araújo (MDB). A cerimônia de inauguração será marcada, após reforma das duas áreas.

Sobre a homenagem ao pai e ao tio, Adib Muanis Junior ponderou que “fiquei muito feliz pela lembrança a dois nomes que fazem parte da história da comunicação da cidade e do interior do estado. Meu pai gostava muito de Castro Alves, especialmente dos versos ‘A praça é do povo como o espaço é do condor’. Agora ele próprio será nome de praça, ao lado do irmão, Cesar”, disse.

Filhos dos imigrantes libaneses Abdo Muanis e Abla Calil, Adib Abdo Muanis nasceu na cidade de Abre Campo, em Minas Gerais, no dia 16 de agosto de 1925 e faleceu em Rio Preto, em 24 de maio de 2018. Já o irmão, Cesar Abdo Muanis, nasceuna cidade de Altair, em 26 de maio de 1937 e faleceu também em São José do Rio Preto, em 18 de agosto de 2013.

Antes de completar 20 anos, morando na cidade de Onda Verde com os pais e os irmãos, e trabalhando como padeiro para ajudar na renda da casa, Adib conseguiu comprar um equipamento de som com capacidade de transmissão de 1 Km². Nesta época, começou a enviar recados, mensagens românticas, fazer anúncios, apresentar quermesses. Seu amigo, Alexandre Ismael, o convidou para fazer um teste na rádio Rio Preto PRB-8, em Rio Preto. Conseguiu seu primeiro emprego e trouxe toda a família para Rio Preto, dando início então a uma carreira radiofônica marcada pelo pioneirismo, talento jornalístico e grande carisma como apresentador de antológicos programas de auditório, como ‘Clube da Cirandinha’, ‘Tenda do Adib’, além de outros sucessos como ‘Cortina Romântica’ e ‘Sonhos do Oriente’, voltado à imensa colônia sírio-libanesa de Rio Preto. No jornalismo, se destacou pelo pioneirismo e dinamismo.

“Meu pai foi o primeiro repórter a chegar ao rio Turvo, no trágico acidente que matou 59 estudantes; ficou no ar por mais de trinta horas transmitindo o velório e o enterro do prefeito Andaló; transmitiu ao vivo a inauguração de Brasília; dirigiu e apresentou por mais de dez anos o ‘Clube da Cirandinha’, lançou novos profissionais, programas”, disse Adib Muanis Junior.
Cesar Muanis iniciou sua carreira de radialista na antiga PRB-8-Rádio Rio Preto, trabalhou também na rádio Piratininga e na rádio Independência. Substituiu o irmão Adib Muanis no programa Clube da Cirandinha. Cesar foi pioneiro na crônica social, mantendo por mais de 30 anos colunas sociais nos jornais Diário da Região, A Notícia e Folha de Rio Preto. “Meu tio foi o pioneiro em levar as colunas sociais das páginas dos jornais impressos para a televisão”, disse Adib Muanis Junior.

As lendas da comunicação rio-pretenses serão eternizadas na história da cidade. “Estamos felizes, honrados. Adib e Cesar escreveram seus nomes na história de Rio Preto, no rádio, jornais e televisão. As homenagens, iniciativa do prefeito Edinho Araújo, são um reconhecimento do trabalho e da trajetória deles. O prefeito entrega mais dois espaços públicos para o povo, como os dois gostariam que fosse”, finaliza Adib Muanis Junior.

 

Por Mariane DIAS

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS