Região de Rio Preto é a 4ª do Estado em internação por obesidade

foto divulgação

Em quatro anos, 935 pacientes foram hospitalizados por conta do excesso de peso

A cada dois dias, uma pessoa é internada na região de Rio Preto por conta de obesidade. Os números são do Datasus, banco de dados do Ministério da Saúde. A região é a 4ª do Estado e a 10ª no Brasil em internações por esse tipo de doença.

De acordo com as informações, nos últimos quatro anos – de junho de 2014 a junho de 2018 – 935 pacientes foram internados por causa da obesidade na região de Rio Preto. A região só perde para São Paulo, Piracicaba e Alto do Vale do Paraíba.

A obesidade tem se tornado uma preocupação cada vez maior para as autoridades de saúde. Por conta disso, o Ministério da Saúde abriu uma enquete pública para elaborar o primeiro Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para tratamento de casos de obesidade e sobrepeso.

Com o aumento da obesidade, cresce também a procura pela cirurgia bariátrica. As novidades em relação a esse procedimento será um dos principais temas discutidos no V Congresso de Cirurgia Geral da Famerp/Funfarme. O evento vai reunir, entre os dias 4 e 6 de outubro, no Centro de Convenções da Famerp, os mais conceituados cirurgiões para apresentar as novas tecnologias e inovações na área de cirurgia geral. A grade de programação vai contar com uma palestra sobre “Urgências bariátricas” e outra sobre “Farmacocinética pós-bariátrica”.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS