Rápido e surpreendente, wi-fi grátis é aprovado no primeiro dia de teste

Ônibus da linha do Cristo Rei foi o primeiro que passou no teste do wi-fi grátis no transporte público em Rio Preto

“O ônibus tem wi-fi agora? Mentira?!”. Essa foi a pergunta e a expressão mais recorrente feita pelos passageiros durante o primeiro dia de teste do wi-fi grátis no transporte público de Rio Preto, ocorrido nesta quarta-feira (14).

Desde o terminal urbano e durante todo o percurso da linha do Cristo Rei, uma das mais movimentadas da cidade, que passa pelos bairros Santa Cruz, Mançor Daud, Caic-Romano Calil, o próprio Cristo Rei, Jardim Soraia, Vila Elvira e Vila Ercília, e foi escolhida para iniciar os testes, a novidade, com capacidade de 20 GB, segundo o coordenador de Mobilidade Urbana de Rio Preto, Amaury Hernandes, se mostrou rápida e causou surpresa para os usuários.

“Nossa, foi menos de três segundos para acessar. No momento que entrei no ônibus eu já acessei. Eu estava no ponto e prestei atenção no para-brisa. No momento que fui entrar eu vi lá escrito wi-fi e fiquei assustado, porque antes era só no terminal, mas ainda bem que está dando certo e vamos torcer para que melhore”, disse o auxiliar de limpeza Gumercindo Donizete Nascimento Ribeiro, 53 anos, que utilizou a conexão gratuita para enviar mensagens para a família.

Gumercindo Donizete se espantou com a novidade e aproveitou para mandar um recado para a família

“Estou achando maravilhoso, porque às vezes a gente vem do serviço, ou volta sem crédito, pode acontecer alguma coisa e temos que entrar em contato com a família, ou algum amigo, eu achei muito válido”, concluiu.

Outra que também se espantou com o wi-fi dentro do ônibus foi a dona de casa, Jane Sara, 30 anos. “Assustei na hora que vi a placa lá na frente. Uma novidade muito boa. Facilita para mandar uma mensagem rápida, que nem hoje, que estou sem crédito, e dentro do ônibus ajuda muito para dar um recado para minha mãe, ou algum amigo”, explicou.

Nos 45 minutos de percurso percorridos pela reportagem, na linha do Cristo Rei, foi possível acessar redes sociais, sites de notícias e trocar mensagens por WhatsApp. Vídeos do Youtube e downloads não tiveram acesso. Até o final da edição, o Expresso Itamarati não retornou as perguntas da reportagem referentes a conexão e sobre quais as próximas linhas de ônibus serão testadas.

Outros usuários também utilizaram o sistema gratuito durante os 45 minutos de percurso da linha do Cristo Rei

De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Rio Preto, Amaury Hernandes, até o final do ano todos os ônibus, que compõe a frota de 279 veículos do transporte público em Rio Preto, estarão com sinal de wi-fi. 

Para acessar o wi-fi grátis, durante o período de testes, o passageiro deve ligar sua conexão wi-fi no celular e procurar pelo número do prefixo do ônibus, como exemplo, 6472, número do veículo que possuí o sinal gratuito. Feito isso, é só dar ok e navegar durante a viagem.

Por Marcelo Schaffauser

SEM COMENTÁRIOS