Quem não votou ou justificou tem 60 dias para regularizar a situação eleitoral

As eleições ocorreram neste domingo (07) e aquelas pessoas que, por algum motivo, não conseguiram votar ou fazer a justificativa no dia da eleição precisam procurar o cartório eleitoral para regularizar a sua situação eleitoral. O eleitor tem o prazo de 60 dias para realizar a justificativa ou pagar uma multa.

“Quem não conseguir votar ou justificar hoje, tem 60 dias para justificar, por meio de atestado para comprovar que estava fora do domicílio. A vantagem de justificar no dia é que você está fora do domicílio, então não tem necessidade de provar nada”, comenta Luciano Hiroshi Uesaka, chefe de cartório da zona eleitoral 125ª.

As pessoas que não votaram no primeiro turno das eleições podem votar no segundo turno sem problema, mesmo que não realize a justificativa da ausência referente a este domingo (07). “Se ele estava habilitado para votar e não votou. No segundo turno, ele vota sem problema nenhum, mesmo que não regularize ou pague a multa e nem justifique”, lembra Uesaka.

Os eleitores que não têm como justificar a ausência neste primeiro turno podem pagar uma multa que em Rio Preto varia de R$ 3,00 a R$ 3,51.

Leandro LIMA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS