Qualidade de vida do colaborador impacta diretamente nos resultados dos negócios

Alexandre Vinícius da Silva Pereira

O Índice Sodexo Qualidade de Vida no Trabalho, ferramenta que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida nas empresas, recuou no último ano. Em uma escala de 0 a 10 o índice marcou 6,21 pontos em 2018, contra 6,48 pontos no ano anterior.

O nível de satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e às atividades que exercem trazem grande impacto para os resultados de uma empresa, segundo o psicólogo e especialista em Gestão de Pessoas, Alexandre Vinícius da Silva Pereira.

A maioria das pessoas costuma passar grande parte de seus dias no ambiente profissional. Assim, seu comportamento, saúde e rendimento são influenciados pelos acontecimentos neste local.

“A qualidade de vida no trabalho está diretamente relacionada a produtividade, comprometimento, rotatividade e absenteísmo de colaboradores”, explica Pereira.
“As empresas precisam ficar atentas e desenvolver diagnósticos para planejar um conjunto de melhorias tanto as condições materiais quanto percepções individuais dos colaboradores”, acrescenta.

Medidas simples podem melhorar o convívio da equipe na empresa como conhecer os sonhos, desafios e personalidades dos colaboradores. Outra dica do especialista é pensar não apenas no que deseja da equipe, mas principalmente o que o líder está oferecendo a eles, não apenas do ponto de vista material, mas também comportamental.

Lideranças debatem o assunto em evento

Alexandre Vinícius da Silva Pereira estará em Rio Preto no dia 28 deste mês quando participará do 3º Ciclo Gestão de Pessoas e Comunicação de Resultados, evento realizado pela Caza M Marketing e Comunicação e Consultrain Consultoria e Treinamentos.

O encontro vai promover um debate enriquecedor sobre os impactos que a gestão de pessoas e comunicação interna têm sobre os resultados no mundo dos negócios.
Além de Pereira, a coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo Cene, Celina Trindade, e Greyke Gabriel, Head de Comunicação Interna da CTG Brasil, segunda maior geradora privada de energia do país, compõem o time de palestrantes.

Os ingressos para o evento já estão disponíveis na plataforma Sympla.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS