Projeto garante direito de mães amamentarem em qualquer local

Um projeto de lei da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM), quer estabelecer o direito de mães amamentarem em qualquer local, sem que sofram nenhum impedimento. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e está na pauta da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), podendo também ser aprovado em breve.

A própria senadora afirma que já se sentiu inibida de amamentar em público. “Eu não amamentava em público porque isso já atraía os olhares. E não são apenas os olhares hoje. As coisas estão avançando de tal forma, que além dos olhares impertinentes, você ainda tem mulheres que são xingadas por amamentar publicamente.”, disse Vanessa.

No site do Senado, onde as pessoas podem votar se concordam ou não com o que está sendo proposto, o projeto aparece com mais de 97% de aprovação do público. A relatora da matéria, Maria do Carmo (DEM – SE), ainda fez algumas alterações no texto original, como por exemplo, que o constrangimento fosse tipificado como crime. A nova emenda suaviza a proposta, classificando como conduta ilícita. A pessoa que impedir ou constranger as mães pode ser responsabilizada por danos morais. (Colaborou: Vinicius LIMA)

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS