Programação gratuita para idosos no Sesc Rio Preto

Foto: Divulgação

Oficinas, aulas abertas, exibição de filme, show e bate-papo compõem as atividades para a terceira idade no mês de dezembro

Há 56 anos, o Sesc criou o Trabalho Social com Idosos – TSI, programa que prioriza a inclusão social do idoso, sua participação política, e a criação de oportunidades de convivência entre as gerações. As ações que integram o programa vão desde oficinas, palestras, shows, bate-papos, que envolvem diversas linguagens artísticas e que contribuem para que os idosos participem cada vez mais da sua comunidade, tornando-os produtores e consumidores de bens culturais, fazendo com que eles participem ativamente da construção de políticas públicas.

Dhoje Interior

No mês de dezembro, a unidade do Sesc Rio Preto recebe múltiplas atividades, gratuitas, que são direcionadas para idosos de todas as idades e interesses.

A programação tem início no dia 4, quarta-feira, às 14h, com o workshop de dança cigana, no qual será possível experimentar passos da dança dos grupos Rom e Kalon, além de técnicas de mãos e braços e o trabalho de saia. Na sequência, dia 5, quinta, às 14h, o tema fica por conta das fake news, como verificar as fontes e saber quais são confiáveis e quais não.

Na semana seguinte, dia 10, terça-feira, o encontro fica por conta das Panc’s – Plantas alimentícias não convencionais e seu uso na culinária. Na oficina serão utilizados o coração do cacho da banana e o fruto da sete-copas.

Já no dia 11, quarta, a programação conta com atividades inspiradas em diversas partes do mundo, como as oficinas de comida peruana, vasinhos mexicanos, mandalas indianas, guirlanda de natal alemã, como preparar um bentô (marmita japonesa), além de uma aula aberta de dança de ritmos latinos e de um show com o grupo Quinteto Millenium. Neste dia, a programação tem início a partir das 13h.

No dia 12, quinta, das 9h às 11h, o médico e gerontólogo Alexandre Kalache conduz o encontro cidade amiga do idoso, em que serão discutidas questões sobre o envelhecimento e quais ações o município desenvolve para se tornar amigo do idoso.

Dia 17, terça, às 14h, acontece a oficina de luminárias de macramê, no qual o participante aprenderá a confeccionar um suporte de vela aromático utilizando a técnica de tecer fios.
Encerrando a programação para a terceira idade, dia 20, sexta, às 14h, será exibido o filme Pequena Miss Sunshine e na sequência acontece um bate-papo sobre a temática do longa.

Acompanhe toda a programação do Sesc em sescsp.org.br/riopreto

PROGRAMAÇÃO

WORKSHOP
DANÇA CIGANA

Com Eva Aparecida Barboza, professora de dança.
Venha aprender sobre a dança cigana no Brasil, experimentar os passos de Rom e Kalon, as técnicas de mãos e braços e o trabalho de saia. Uma aula divertida e dançante.
Dia 4, quarta, 14h às 16h.
Sala de Expressão Corporal 2 . 40 vagas. Grátis. Inscrições no local.

BATE-PAPO
O QUE SÃO FAKE NEWS?

Com educadoras do Sesc Rio Preto.
Muito se fala sobre Fake News, mas nem sempre a gente sabe bem o que é. Neste bate-papo vamos abordar como verificar as fontes de notícias, como saber quais fontes são confiáveis e entender também a novidade das fake news e como elas têm modificado o modo como nos comportamos como sociedade.
Dia 5, quinta, 15h às 16h30.
Teatro. 228 lugares. Grátis. Inscrições no local.

OFICINA
PANCS

Com Mariana Gagliardi, engenheira agrônoma.
Muitas plantas estão esquecidas e já não são mais vistas como alimento. Aprender a identificá-las e voltar a consumi-las são formas de evitar que desapareçam, ajudando a resgatar e a valorizar o conhecimento popular e a cultura tradicional. Nesta oficina faremos caponata de coração de banana e suco da polpa do fruto da setecopas.
Dia 10, terça, 14h às 16h.
Espaço Oficina 1. Grátis. Inscrições no local.

AULA ABERTA
BAILA COMIGO

Com Mayra Gonçalves de Carvalho, professora de dança.
Atividade dançante de vários ritmos de países latinos que vai da salsa ao samba.
Dia 11, quarta, 13h às 14h30.
Ginásio de Esportes. Grátis. Atividade com grupo previamente inscrito.

OFICINA
COMIDA PERUANA

Com Diego Costa, chef.
Um dos pratos mais conhecidos da culinária peruana é o ceviche, que combina bastante com temperaturas mais quentes por ser fresco e com sabor.
Dia 11, quarta, 14h às 15h.
Sala de Expressão Corporal 1. 40 vagas. Grátis. Inscrições no local.

OFICINA
VASINHOS MEXICANOS

Com Lívia Maria Alves, professora de artes.
A estética artística mexicana é cheia de cores vibrantes, flores e as conhecidas “calaveras” que marcam um importante feriado, o día de los muertos. Este vasinho conterá um pouco de cada elemento e ainda, um cacto para completar.
Dia 11, quarta, 14h às 15h.
Sala de Expressão Corporal 1. 40 vagas. Grátis. Inscrições no local.

OFICINA
MANDALAS INDIANAS

Com Simone Hernandes, artesã.
Mandala é uma palavra do sânscrito que significa círculo ou aquilo que circunda um centro. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. As cores e os desenhos em perfeita harmonia decoram e nos alegram.
Dia 11, quarta, 14h às 15h.
Espaço Oficina 1. 40 vagas. Grátis. Inscrições no local.

OFICINA
GUIRLANDA DE NATAL ALEMÃ

Com Cláudia Ferreira, artesã.
A tradicional guirlanda tem sua origem na Alemanha e é símbolo de amizade e boa sorte e era costume presentear os vizinhos e amigos para desejar uma boa colheita. Nesta oficina faremos uma guirlanda em tecido, com materiais muito especiais.
Dia 11, quarta, 14h às 15h.
Sala de Expressão Corporal 2. 40 vagas. Grátis. Inscrições no local.

OFICINA
PREPARE SEU BENTÔ!

Com Lucas Trujilo, chef.
Já pensou que a sua marmita pode ser um maneira de dizer eu te amo? Pode parecer bobagem, mas no Japão, o bentô, como é chamada a marmita japonesa, é considerada uma forma de demonstrar carinho por alguém especial. Venha aprender técnicas para fazer em casa.
Dia 11, quarta, 14h às 15h.
Sala Expressão Artística. 40 vagas. Grátis. Inscrições no local.

SHOW
QUINTETO MILLENIUM

A banda traz um repertório super dançante com músicas românticas, boleros, salsa, foxtrote, sambas, forró, baião, jovem guarda, rock anos 60, disco anos 70, pop anos 80 e muito mais.
Dia 11, quarta, 14h30 às 16h30.
Comedoria. Grátis.

BATE-PAPO
ENCONTRO CIDADE AMIGA DO IDOSO

Com Alexandre Kalache, médico e gerontólogo.
Essa atividade tem o objetivo de refletir e discutir a respeito do envelhecimento na cidade e quais ações o município desenvolve para se tornar a Cidade Amiga de Todas as Idades. Essa atividade é em parceria com a prefeitura do município de São José do Rio Preto.
Dia 12, quinta, 9h às 11h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. Inscrições no local.

OFICINA
LUMINÁRIAS DE MACRAMÊ

Com Taty Tolentino, artesã.
Utilizando a técnica das amarrações do macramé, vamos confeccionar um suporte de pendurar para velas aromáticas.
Dia 17, terça, 14h às 17h.
Espaço Oficina 1. 20 vagas. Grátis. Inscrições no local.

EXIBIÇÃO
PEQUENA MISS SUNSHINE

Dirigido por: Jonathan Dayton Valerie Faris. EUA, 2006. 102 minutos.
Imagine essa família: o pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes.
Dia 20, sexta, 14h às 16h.

Teatro. 228 lugares. Grátis. Retirada de ingressos a partir das 13h30.

Da Redação