Programa Saúde na Escola aborda dengue na Vila Toninho

Neste mês, o médico de saúde da família, Nelson Falsarella, esteve na EMEF João José Feres, na Vila Toninho, onde desenvolveu um projeto para trabalhar a dengue. Os 500 estudantes da escola participaram da ação.

Uma das atividades previstas no Programa Saúde na Escola (PSE), ao qual Rio Preto aderiu em 2017, é a promoção de ações de combate ao mosquito Aedesaegypti, nas escolas da rede municipal, por meio de parcerias entre as Secretarias de Saúde e Educação.

Dhoje Interior

Durante os encontros, o profissional apresentou a profilaxia do mosquito e falou sobre prevenção e combate. Depois, os estudantes puderam observar as fases de vida do Aedes em tubos de ensaio e no microscópio, adquirido pelo médico.

“A meu ver, as crianças mostraram sinais de assimilação perfeita, inclusive conseguiram identificar sozinhos as fases de vida do mosquito. Espero que o conhecimento seja multiplicado em seus lares, e que busquem os focos e os eliminem”, afirmou Falsarella.

A Vigilância Ambiental também está promovendo uma série de ações nas escolas municipais, com a campanha ‘Rio Preto unida contra o Aedes’ para levar conhecimento aos estudantes. Assim, os agentes de saúde e de endemias, junto aos professores, estão realizando palestras, caminhadas, e peças de teatro.

Da REDAÇÃO