Procuram-se doadoras de leite materno

O banco de leite de Rio Preto está no momento com estoque razoável, sendo que no mês de janeiro conseguiu cumprir com apenas 78% das prescrições e 63% em volume de litros aos hospitais. A média foi maior no mês de fevereiro, porém o apoio das mães doadoras é fundamental para aumentar a quantidade no estoque.

Atualmente a unidade atende quatro hospitais no município, que abrange cerca de 150 bebês por mês. De acordo com a gerente do banco de leite humano rio-pretense, Priscila Theodoro, o ideal seria que a quantidade de leite doado chegasse aos 180 litros. “Em janeiro tivemos 178 doadoras, contando também as mães de hospital. Em fevereiro subiu para 180 mães. A média mensal de leite doado gira em torno de 120 litros, mas o ideal seria chegar aos 180 litros”, disse.

No mês de fevereiro a demanda solicitada pelos hospitais conseguiu ser suprida quase que totalmente. “Em fevereiro conseguimos atender melhor. Nós atendemos 98%, mas os hospitais pediram menos, em janeiro pediram 122 litros de leite e em fevereiro pediram 102 litros. Mas sempre é bom reforçar o pedido de doações”, destacou.

A quantidade de leite doado e pasteurizado oscila de acordo com o período, sendo que época de inverno e férias escolares há uma baixa nos estoques. “A doação é muito sazonal. No inverno, além do clima mais friozinho, tem também as férias escolares, período que fica um pouco crítico o estoque. No final do ano as doações também diminuem”, afirmou a gerente.

As mães que tenham interesse em se cadastrar como doadoras de leite humano bastam entrar em contato com o banco de leite pelo telefone (17) 3214-3422. Para as mães que moram em Rio Preto e Mirassol, a unidade fornece o frasco e busca na residência das doadoras uma vez por semana o leite coletado. “Para ser uma doadora a mulher precisa estar amamentando ou ordenhando, estar saudável e apresentar os exames sorológicos feitos durante a gestação ou então realizamos aqui na unidade”, concluiu.

 

Por Priscila CARVALHO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS